Correio dos Campos

Julgamentos e palestras movimentam segundo dia de ExpoFrísia

O sábado, 28, contará com o julgamento de raças e a Copa dos Apresentadores.
27 de abril de 2018 às 22:07
Segundo dia da feira foi marcado por palestras. Foto: Raul Voorsluys

COM ASSESSORIAS – Durante o segundo dia da ExpoFrísia, cooperados e visitantes puderam acompanhar quatro palestras, voltadas à pecuária leiteira e à suinocultura. O dia também foi marcado pela entrega do prêmio Produtor Destaque, que reconhece a qualidade da produção dos cooperados produtores de leite e de suínos. A tarde deu seguimento ao julgamento de raças. Na pista, desfilaram animais da raça Holandesa Preto e Branco e Vermelho e Branco.

Palestras

O novo pavilhão, construído especialmente para eventos, recebeu durante todo o dia, especialistas em pecuária de leite e suinocultura. As palestras abordaram especificidades da região dos Campos Gerais, cuidados com o bem-estar e a saúde dos animais. Agrônoma do IAP e chefe do Departamento de Licenciamento de Atividades Poluidoras, a engenheira Rossana Baldanzi foi a primeira especialista do dia. Baldanzi trouxe mais informações sobre o licenciamento ambiental da atividade de bovinocultura no Paraná, explicando questões legais e históricas do processo. Ainda na temática, o veterinário Paulo Borges falou sobre os desafios e as oportunidades de melhora na produção leiteira.

Abrindo a temática suinícola, o coordenador técnico comercial e mestre em reprodução animal, Nilo Chaves de Sá, apresentou ao público quais são os investimentos e adequações necessários para criar granjas voltadas ao bem-estar animal e o gerente técnico e especialista em sanidade de suínos, Cesar Feronato, palestrou sobre estratégias de controle de doenças em suínos.

O evento recebeu também o consultor e professor Marcos Fava Neves. O autor e organizador de mais de 50 livros publicados em diversos países, Fava Neves abordou cenários e tendências do agronegócio, além de perspectivas para o setor.

Prêmio Produtor Destaque

Dezenove cooperados da Frísia foram reconhecidos pela qualidade de suas produções. O diretor-presidente, Renato Greidanus, salientou a importância de valorizar a qualidade como diferencial da cooperativa e o incentivo aos produtores: “É importantíssimo reconhecer os trabalhos que se destacam por atividade. Nossa produção chega aos consumidores e garantir que aquilo que ofertamos seja de qualidade é nosso dever. Dentro da Frísia, temos feito um trabalho muito forte, focado cada vez mais na saúde da nossa produção”, destacou.

Julgamento de raças

O julgamento de raças atesta a qualidade do plantel da região e em 2018 vem com uma novidade, como etapa do Circuito Nacional. Os animais da exposição são uma vitrine para a genética histórica da região.

No Campeonato Fêmea Jovem, da raça vermelha e branca, a campeã foi Bur Jr. Laura Avalanche 3209 dos criadores Hendrik de Boer e Reinaldo de Boer. Entre os machos de gado jovem, também da raça vermelha e branca, o Grande Campeão foi RCH Ortigara 2701 Moses, do criador Raphael Cornelis Hoogerheide. A Grande Campeã Vermelha e Branca foi Borg Red Rose Cinz Destry 1714, criada por Ubel Borg e Rogério E. Borg.

Dentro da raça preta e branca, no campeonato Fêmea Jovem, a campeã foi Fini Doorman Martha 7216, do criador Hans Jan Groenwold. O Grande campeão da noite, da mesma variedade, foi C.H. Salomons Octane 562, criado pela Agropecuária Salomons. Os julgamentos do gado Holandês Preto e Branco se encerram amanhã.

A feira continua neste sábado (28). As 10h acontece a Copa dos Apresentadores, que reúne crianças das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal. Os julgamentos continuam as 14h e a solenidade de encerramento, a partir das 18h30.

Serviço

ExpoFrísia 2018
Local: Pavilhão de Exposições Frísia, em Carambeí/PR (anexo ao Parque Histórico)
Fechamento dos portões diariamente às 20h
Entrada gratuita