Correio dos Campos

Peter Burke realiza palestra em Ponta Grossa

Presença do pesquisador internacional faz parte do IV Encontro Paranaense de Bibliotecários com realização em maio.
23 de abril de 2018 às 22:39
Foto: Revista Veja

COM ASSESSORIAS – No dia 8 de maio, Peter Burke, pesquisador internacional conhecido pelas suas obras abordando o desenvolvimento da sociedade, estará em Ponta Grossa participando da abertura do IV Encontro Paranaense de Bibliotecários com a palestra: The Idea of the Library: the last 500 years.

Sua fala é sobre a ideia das bibliotecas nos últimos 500 anos, com abordagem sobre o que evoluiu e como estão os ambientes na era pós-moderna. “Minhas pesquisas atuais são sobre a história do conhecimento, que tem encontrado um aumento no interesse por este tema, pois agora vivemos na sociedade do conhecimento e a história do conhecimento inclui a história do livro e consequentemente a história das bibliotecas também, comenta Burke.

Peter Burke é historiador e doutor na área com titulação pela Universidade de Oxford (Reino Unido). Já lecionou em diversas universidades do país, como a Universidade de Sussex e a Universidade de Princeton. Hoje é professor emérito na Universidade de Cambridge desde 1979.

No Brasil, foi professor convidado da Universidade de São Paulo no Instituto de Estudos Avançados, onde desenvolveu o projeto de pesquisa “Duas Crises de Consciência Histórica”, obra que comparava a situação “pós-moderna” de hoje e a da Europa no final do século 17 e início do século 18.

As inscrições para sua palestra vão até 7 de maio pelo site www.encontroprbbibliotecarios.com.br. O evento tem duração de três dias e o valor é de R$50 para público geral e R$25 para acadêmicos.

O IV Encontro Paranaense de Bibliotecários é realizado pela UEPG, através do Bicen e Nupepes, possui patrocínio da ConSaúde, através da Lei Municipal de Incentivo a Grandes Eventos com Fluxo Turístico em Ponta Grossa, Colégio Sepam, Caixa Econômica Federal, Fundação Araucária e EBSCO.

O hotel oficial é o Planalto e possui como apoiadores a Universidade Estadual de Londrina, Instituto Nação de Valor, Universo da Leitura, Federação Brasileira de Biblioteconomia e Cientistas da Informação (Febab), Conselho Regional de Biblioteconomia 9ª região Paraná, Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Pedagogia Social e Educação Social (Nupeps – UEPG), Núcleo de Guias de Turismo de Ponta Grossa, Núcleo de Artesãos de Ponta Grossa, Rede Gastronômica dos Campos Gerais e Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau.

Sobre o Encontro Paranaense de Bibliotecários

O IV Encontro Paranaense de Bibliotecários é um resgaste das antigas atividades de biblioteconomia no Paraná, que, segundo arquivos, teve a última atividade relacionada à área em 1985. Na atual edição, o Encontro tem como finalidade reunir profissionais, professores alunos e pesquisadores da biblioteconomia e áreas afins para discutir os mais variados temas de pesquisa e das práticas profissionais no Brasil. Além disso, o evento é um espaço para a troca de experiências de pesquisa, ensino, extensão e prática profissional, retomando e debatendo os mais variados perfis da Biblioteconomia.

Possui parceria firmada entre a Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Faculdade Claretiano, Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (Febab), Conselho Regional de Biblioteconomia 9ª região (Curitiba) – CRB/9, Associação de Bibliotecários do Estado do Paraná (ABEP), Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Pedagogia, Pedagogia Social e Educação Social – (NUPEPES/UEPG).

Mais informações no site www.encontroprbibliotecarios.com.br ou e-mail: [email protected]. Redes sociais: fb.me/encontroparanaensedebibliotecarios.