Correio dos Campos

Coleção Campos Gerais abre inscrições para novos produtos

20 de abril de 2018 às 17:40

COM ASSESSORIAS – A partir de segunda-feira (23/04), a Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (AdeTur) inicia as inscrições para novos produtos para a Coleção Campos Gerais 2018, projeto em parceria com o Sebrae regional centro com objetivo de promover e desenvolver a Região dos Campos Gerais do Paraná através da produção cultural e produtos turísticos inovadores.

Criada em 2013, a Coleção reúne e divulga o que há de melhor entre os produtos representativos da região aos visitantes, além de representar os Campos Gerais do Paraná através de artigos com características regionais, valorizar os produtores locais e possibilitar prospecção de novas oportunidades de comercialização para os participantes.

O projeto também oferece estímulo ao empreendedorismo através de capacitações e consultorias técnicas para aprimoramento dos produtos, divulgação em materiais promocionais como catálogo e site, além da participação em eventos.

Neste ano, a edição possui três categorias: artesanato e souvenirs, souvenir gastronômico e experiência turística. “A Coleção vem crescendo e ganhando cada vez mais destaque e neste ano incluímos uma nova categoria com a finalidade de estimularmos a oferta de atividades diferenciadas aos turistas, tornando-as um produto oficial, gerando emprego e renda e valorizando as características regionais”, comenta Karen Kobilarz.

Atualmente, a coleção possui 60 itens, todos selecionados através de uma série de quesitos, como atendimento às demandas do mercado, foco na matéria-prima e características regionais. Há avaliações técnicas de consultores especializados que sugerem melhorias no produto quando há necessidade. Outra ação dentro do projeto é a capacitação em embalagens, formação de preços, negociação e formalização aos participantes do projeto.

A seleção de novos produtos acontece a cada dois anos e em 2018 tem inscrições até 11 de maio pelo site www.colecaocamposgerais.com.br, que ainda apresenta o edital com todas as regras de participação, como o interessado residir em um dos municípios integrantes da região turística dos Campos Gerais do Paraná e o processo de escolha com duas etapas: pré-seleção dos produtos por representantes de organizações turísticas e avaliação de consultor externo com a finalidade de definir a coleção.

As inscrições possuem valor de R$50 por participante que pode inscrever até 5 produtos. O formulário de inscrição é online, deve ser impresso e levado aos órgãos oficiais de turismo, como secretarias e departamentos municipais, com a amostra do produto submetido. Mais informações pelo e-mail: [email protected]

Descrição das Categorias

É considerado artesanato toda produção resultante da transformação de matéria-prima, com predominância manual, por indivíduo que detenha o domínio integral de uma ou mais técnicas, aliando criatividade, habilidade e valor cultural (possui valor simbólico e identidade cultural), podendo no processo de sua atividade ocorrer o auxílio limitado de máquinas, ferramentas, artefatos e utensílios.

É considerado souvenir objeto representativo de uma região ou evento, adquirido ou distribuído com a finalidade de preservar, resgatar memórias e presentear, podendo no processo de sua atividade ocorrer o auxílio limitado de máquinas, ferramentas, artefatos e utensílios.

Já souvenirs gastronômicos são produtos alimentares e bebidas, que possuem identidade cultural e características capazes tanto de materializar a experiência da visitação e prolongar as sensações vividas pelas pessoas após o retorno de suas viagens turísticas quanto permita compartilhar lembranças com outras pessoas e motivar novas viagens. Caracteriza-se essencialmente pela possibilidade de ser deslocado e consumido em outras localidades.

É considerada experiência turística atividade diferenciada, que enalteça as características regionais e sejam capazes de encantar, emocionar e transformar a sensibilidade dos turistas, proporcionando experiências inesquecíveis e gerando o desejo de vivenciá‐las novamente, indicar a outros, indo além do sentimento de satisfação. Caracteriza-se essencialmente pela vivência, não somente pela contemplação ou consumo de um produto.