Correio dos Campos

Nova Base Curricular foca no desenvolvimento integral do aluno

17 de abril de 2018 às 18:51

IMPRENSA/Castro – Gestores e professores da rede municipal de Castro, Carambeí, Tibagi e Piraí do Sul participaram nesta terça-feira (17) da mobilização em torno da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento, realizado na sede da Associação Cultural e Esportiva de Castro (ACEC) contou com a presença da presidente do Instituto Inspirare, Anna Penido.

Ela destacou que a BNCC traz uma nova concepção de educação que promove o desenvolvimento integral do estudante, saindo da educação focada em conteúdo, para uma educação que contemple além da parte intelectual, aspectos sociais, emocionais, culturais e físicos do estudante. “A base impacta os currículos porque foca nas competências que são a soma do conhecimento, habilidades, atitudes e valores. Não basta só o aluno saber as disciplinas. Ele tem que saber como aplicar o conhecimento na vida prática, ter atitude e iniciativa”, diz.

Segundo Anna, as dez competências da BNCC são os objetivos da educação básica para promover a capacidade do estudante de lidar com o conhecimento, ter pensamento científico, crítico e criativo, além de habilidade na comunicação para obter o entendimento com a coletividade. “O estudante precisa ter potencial para argumentar, defender sua opinião de maneira respeitosa, mas assertiva, e aprender a lidar consigo mesmo, obtendo autoconhecimento e autocuidado. Usar a empatia, colaborar com os outros e lidar com questões de interesse público e coletivo com responsabilidade e cidadania. A base também foca na importância dos estudantes saberem lidar com o mundo intermediado pela tecnologia e a preparação para o mundo do trabalho”, assevera.

Quanto ao preparo dos gestores para promover as mudanças da nova base curricular, Anna destaca que é um processo de mudança de paradigma e que não acontece da noite para o dia, demandando tempo para as pessoas compreenderem, se apropriarem e depois transformarem esse conhecimento em prática pedagógica. “Muitas dessas competências não se desenvolvem em uma aula expositiva. É preciso criar oportunidades dentro do processo, exercitando a participação, se colocando no lugar do outro, sendo solidário e empático. É uma escola que vai desenvolver o pensamento crítico e o professor vai estimular o estudante a pensar e questionar sobre o que está aprendendo. É uma nova abordagem entre professor e aluno”, diz.

Anna disse que a base traz a educação para a realidade do aluno, para as demandas do mundo contemporâneo onde os desafios são de outra ordem. “O mundo e as profissões mudam rapidamente e precisamos nos adaptar, trabalhar colaborativamente, lidar com tecnologia. São demandas novas e precisamos preparar as novas gerações para lidar com elas. Essas gerações precisam estar preparadas para a vida”, finalizou.

Desafio

A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, disse que a nova base curricular vai permitir a formação integral dos alunos e a construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. “Vivemos a diversidade e cada vez mais temos ferramentas diferentes de comunicação e trabalho. A educação deve seguir também por esse caminho desafiador e inovador de ensinar”, destacou.

O prefeito Moacyr Fadel Junior destacou que as mudanças na educação são importantes para formar cidadãos preparados para o futuro. “É na escola que os alunos adquirem o conhecimento e se preparam para o mercado de trabalho. Apoiamos as mudanças que visam melhorar as condições do ensino para nossos alunos. Tenho certeza de que nossos profissionais da educação, mais uma vez, vão fazer o melhor”, disse.

O evento contou também com a presença dos jovens tenores Delazeri e Juan Pablo que deram as boas vindas aos professores e encerraram o evento cantando músicas italianas.