Correio dos Campos

Exposição de Felinos é destaque no Parque Histórico

Filha de imigrantes holandeses, Astrid Jonker, utiliza técnica de pintura com óleo sobre tela e a precisão dos traços assemelha sua obra a fotografia.
10 de abril de 2018 às 12:00

COM ASSESSORIAS – O Parque Histórico de Carambeí recebe a exposição de telas de Astrid Veronica Jonker Schiochet. A mostra que ficará na Casa da Memória é composta por 33 quadros de felinos e abrirá ao público a partir do dia 11 de abril, nos dias e horários de funcionamento da instituição, com entrada franca.

A artista plástica, nascida em Carambeí é filha de imigrantes holandeses, autodidata, em 1968 já arriscava seus primeiros traços reproduzindo sua família em lápis e papel. Em 1974 formou-se pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

O Parque Histórico é um espaço plural que está aberto para receber as mais diversas manifestações artísticas, explica Felipe Pedroso que é historiador e coordenador cultural da instituição. “Buscamos a valorização das práticas artísticas e estamos abertos para receber os trabalhos de artistas locais. A exposição de Astrid Jonker marca essa trajetória e tem um grande significado, pois a exímia artista é filha dessa terra”.

Aos 67 anos, Astrid se dedica à pintura a quatro décadas e nesta exposição reproduz felinos utilizando a técnica de óleo sobre tela. O fotógrafo Lucas Los relata que a perfeição da técnica utilizada é tanta que há semelhança das obras com a fotografia. “Os quadros representam com detalhes incríveis a beleza da natureza e se assemelham com o realismo das fotografias. Com traços que revelam quão únicos são os felinos e ao mesmo tempo mostram peculiaridades de cada subespécie. O cenários de cada quadro contam uma história diferente que mexe com a imaginação”.

O historiador Felipe Pedroso finaliza convidando a comunidade para prestigiar a exposição. “A coleção de obras fascina pela precisão de detalhes e é uma ótima oportunidade para conhecer e admirar o trabalho de Astrid”.

Serviço – As obras estão disponíveis para venda e os valores estão indicados nos quadros.