Correio dos Campos

Vacinação contra Febre Amarela é intensificada em Carambeí

28 de março de 2018 às 20:46

IMPRENSA/Carambeí – A Prefeitura Municipal por meio da secretaria de Saúde/ departamento de Epidemiologia iniciou nesta semana um plano de ação para intensificação da vacina da Febre Amarela nas áreas rurais do Município. Para a região urbana, as vacinas estão disponíveis no Centro Municipal de Saúde. A ação segue determinação da 3ª Regional da Secretaria de Estado da Saúde/Ponta Grossa.

Equipes de Saúde iniciaram a vacinação na localidade Ilha São João, no dia 27 e nesta quarta-feira, 28, a imunização será no Areião, Fazenda Esteio. A ação continua no dia 2, Vila Esperança e no dia 3, na localidade do Catanduva.

A enfermeira da secretaria Municipal de Saúde/departamento de Epidemiologia, Gisele de Paula Machado, informa que para os moradores da área urbana as doses estão disponíveis no Centro Municipal de Saúde, na Sala de Vacinas, das 8h às 17h. Também nas Unidades Básicas de Saúde do Boqueirão e Jardim Brasília, a partir do dia 5 de abril.

Ela explica que as vacinas são ministradas a partir de 9 meses a 59 anos de idade especificamente para quem nunca recebeu a dose. ” É preciso observar na carteira de vacinação se há registro de recebimento da vacina contra Febre Amarela, quem já recebeu uma dose está imunizado, não necessita receber outra”, ressalta a enfermeira. Ela, salienta a importância de todos estarem com suas carteiras de vacinação e cartão do SUS ao se dirigirem as Unidades Básicas de Saúde para requisitarem a dose de imunização.

A enfermeira relata que esse plano de ação contra a Febre Amarela é uma determinação para que os municípios pertencentes a 3ª Regional de Saúde realizem um trabalho de intensificação para que toda a população seja vacinada.

No Paraná, até o momento, não há circulação do vírus da Febre Amarela.