Correio dos Campos

Saúde e Segurança – Serviços aeromédico e aeropolicial iniciam atividades hoje

A base das aeronaves está instalada no aeroporto Sant’Ana e funcionará 12h por dia.
19 de março de 2018 às 16:49

IMPRENSA/Ponta Grossa – Na manhã desta segunda-feira (19), foram inauguradas as atividades aeromédicas e aeropoliciais no município de Ponta Grossa. Através da Base Campos Gerais do Batalhão da Policia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), denominada de comandante Luiz Carlos Dell’Aglio, cerca de 57 municípios passarão a receber atendimento de urgência e emergência e também de segurança.

“Está é a 5ª base inaugurada, e se somará aos mais de 10 mil atendimentos já realizados. Isso é parceria, unindo Saúde e Segurança, para trazer atendimento rápido e eficaz para a população. Estamos cada vez mais melhorando os números. O Paraná avança na saúde e também na segurança”, comenta o governador, Beto Richa.

A base aeromédica de Ponta Grossa terá duas atividades paralelas, uma de atendimento aeromédico, feita pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), médicos e enfermeiros e com os pilotos do BPMOA. Esta fará resgate de acidentados, pacientes infartados, nascimentos prematuros, transferências de pacientes de toda a região, como por exemplo, Ponta Grossa, Irati, Guarapuava e Telêmaco Borba. A outra atividade será de aeropolicial, destinada especificamente as atividades policiais de patrulhamento, de busca de criminosos e outras ações da Policia Militar. As aeronaves foram cedidas pela Sesa.

“A aeronave da Saúde é específica para atendimentos médicos, havendo disponibilidade integral, para que os pacientes que precisarem não tenham que ficar aguardando uma atividade policial ser finalizada para receber atendimento”, destaca o Diretor de Política de Urgência da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Vinicius Augusto Filipak.

Todo custeio da aeronave, de combustível e manutenção, será bancado pela Sesa, a equipe médica e de enfermagem é fornecida pelo Samu de Ponta Grossa, no entanto a secretaria de Estado repassa recursos para o município, não o onerando, não gerando custos extras.

A aeronave funciona 12h por dia. “Não há homologação para voo noturno, mas este período de 12h por dia é suficiente para atender uma demanda média de 30 pacientes mês, esclarece Filipak.

A partir de hoje as aeronaves já estão operando, com o plantonista. “Um grande avanço para a região. Beneficiará tanto Ponta Grossa, como a região dos Campos Gerais. Esta base tem um caráter regional, a importância dela é que a população passa a ter um atendimento qualificado, rápido e muito eficiente para o serviço de emergência, isso faz diferença entre a vida e a morte de pessoas”, ressalta o prefeito Marcelo Rangel.