Correio dos Campos

Parque Histórico seleciona receitas para livro Alquimia da Cozinha

Tradicionais pratos de imigrantes e descentes serão publicados no livro colaborativo Alquimia da Cozinha – Sabores da Imigração em Carambeí.
1 de março de 2018 às 18:35

IMPRENSA/Carambeí – O Parque Histórico de Carambeí, ainda no primeiro semestre deste ano, lançará livro de receitas colaborativo Alquimia da Cozinha – Sabores da Imigração em Carambeí. A publicação integra o Programa Cultura Alimentar, desenvolvido pelo Núcleo de História e Patrimônio da instituição, a fim de resgatar receitas de famílias imigrantes ou descendentes que tiveram vínculo com a antiga Colônia Carambeí.

A equipe do museu já está selecionando as receitas encaminhadas para compor o livro colaborativo. Dentre elas, está o ‘notenkoek – bolo de nozes’ mais apreciado pela comunidade neerlandesa da Colônia durante muitas décadas, que é feito pela primeira confeiteira de Carambeí, Nicia Los, filha de imigrantes. Frederica Dykstra, proprietária do famoso café Frederica’s Koffiehuis, passou o segredo de uma das tortas mais tradicionais de seus estabelecimento e também da cultura holandesa. O sabor da Polônia será perpetuado por meio da publicação com pratos que fazem sucesso como a ‘chleb’, tradicional broa de batatas polaca que é preparada pelas mãos de Lourdes Kachinski. A cultura alemã se fará presente com a clássica receita de bolachas de Hildegart Engels.

Felipe Pedroso, historiador do Parque e idealizador do livro, diz que ainda está no processo de seleção de receitas e pede que a comunidade continue contribuindo “É extremamente importante a participação da comunidade na preservação e difusão de suas culturas alimentares, enquanto patrimônio regional, a valorização dos seus costumes e de suas tradições a mesa dependem de todos, não apenas do museu. Por esse motivo, esta publicação tem um teor comunitário e colaborativo, além de democratizar o acesso às memórias privadas, já que as receitas são de família, também contribui para o pluralismo étnico e cultural de Carambeí”.

Serviço:

Poderão participar do livro de receitas Alquimia da Cozinha – Sabores da Imigração em Carambeí imigrantes e descentes que tenham relação com a Colônia Carambehy. Para participar, os interessados em ter um prato de família publicado pelo Parque Histórico, terão até o dia 20 de março para encaminhar suas receitas via e-mail para [email protected], ou deixar na secretaria do Parque Histórico em horário comercial, de segunda a sexta, das 8h30 às 18h.