Correio dos Campos

Em evento no Hospital Regional, Aliel e Ministro dão início às obras da Maternidade

Estiveram presentes à cerimônia autoridades, médicos, servidores do Regional e mães.
6 de fevereiro de 2018 às 06:06
Foto: Divulgação

COM ASSESSORIAS – Com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), da vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP) e do deputado federal Aliel Machado (Rede), foi dado nesta segunda-feira (05) início às obras de construção da Maternidade Pública dos Campos Gerais. O evento, realizado no Hospital Regional, contou ainda com as presenças do prefeito Marcelo­ Rangel (PPS), da vice-prefeita Elizabeth Schimidt (PSB), dos deputados estaduais Péricles de Mello (PT) e Plauto Miró Guimarães (DEM), do diretor do Hospital Universitário, Everson Krum, além de prefeitos e vereadores de vários municípios da região. Algumas gestantes e mães, que tiveram bebês nos leitos que funcionam hoje dentro do hospital, foram convidadas e receberam kits com o polvo de crochê, que ficou conhecido por acalmar bebês prematuros.

A obra será custeada com recursos de uma emenda parlamentar individual de R$ 4 milhões, garantida pelo deputado federal Aliel Machado, e tem o prazo de 15 meses para a conclusão. Com o filho Samuel no colo, Aliel disse que a demanda pela maternidade era há muito tempo uma constatação das lideranças políticas e também do setor médico. Emocionado, ele lembrou que o município não possuía uma maternidade pública e muitas vidas se perdiam por falta de atendimento adequado. “Durante o trabalho da CEI [Comissão Especial de Investigação] das Maternidades, presidida pelo vereador Pietro (Rede), tive a certeza de que aquela realidade precisava mudar. E uma reunião com a direção do Regional e o ex-prefeito Jocelito Canto reforçou essa urgência. Por isso garanti a emenda, para que as mães e os bebês dos Campos Gerais tenham mais qualidade no atendimento. É por elas que estamos aqui, fazendo a nossa obrigação com a sociedade”, observou ele.

Aliel acrescentou ainda que, independente das diferenças políticas, tem respeito pelas conquistas do ministro. “Todas as divergências políticas ficaram para trás, porque aqui se trata de investimento para Ponta Grossa e região. Agradeço ao ministro pelo empenho na viabilização da maternidade. É a maior emenda individual de um parlamentar para a Saúde na história do município”, disse Aliel. O deputado também agradeceu aos deputados estaduais Péricles de Mello (PT) e Plauto Miró (DEM), que viabilizaram a parceria junto ao Governo do Estado.

Já o diretor do Regional, Everson Krum, destacou a importância da maternidade para toda a região. “Com esse investimento, os Campos Gerais terão uma maternidade de ponta e poderemos atender de forma cada vez melhor os cidadãos”, disse.

Depois de pronto, o espaço vai contar com 10 quartos e 20 leitos, além de Pronto Atendimento e consultórios de obstetrícia. A maternidade terá ligação direta com as Unidades de Terapia Intensiva do Regional. Atualmente o HU conta com seis leitos de UTI neo, cinco de UTI pediátrica e dois intermediários. A empresa vencedora da licitação, BC1 Construtora, apresentou um valor 18% menor que o destinado com a emenda. Cerca de R$ 3,4 milhões. Desta forma, o deputado Aliel está buscando, junto ao Ministério da Saúde, a viabilização do restante dos recursos para a compra de equipamentos para o novo prédio.