Correio dos Campos

CNA: portaria prevê R$ 100 milhões para leilões de compra de arroz

31 de janeiro de 2018 às 12:10

Via Frísia – A Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) informou, em nota, que na reunião realizada nesta terça-feira, 30, em Brasília o secretário de Política Agrícola, Neri Geller, disse existir portaria, publicada em 29 de dezembro de 2017, que disponibiliza R$ 100 milhões para a compra de arroz, por meio de leilões públicos. “Ainda não definimos uma quantidade da aquisição do arroz, mas pode variar de 1 milhão a 1,3 milhão de toneladas. Nosso objetivo é dar ao produtor segurança no início da colheita, para que venda seu produto e honre seus compromissos”, disse Geller no encontro com representantes dos produtores de arroz do Rio Grande do Sul. O setor pede a realização de leilões de PEP e de Pepro para escoar o excedente da produção do cereal no Estado.

De acordo com o presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Gedeão Silveira, os estoques de passagem no Estado ultrapassam 1,2 milhão de toneladas e o excesso de arroz no mercado tem reduzido os preços.

Outro ponto levantado na reunião foi a realização de contratos de Aquisição do Governo Federal (AGF). “Nós estamos discutindo a possibilidade de contemplar aquele produtor que tem mais dificuldade para entrar no leilão”, disse Geller, segundo a nota da CNA.