Correio dos Campos

Joias de formatura mais modernas renovam as tradições

Joalherias investem em design contemporâneo e personalizado para atrair o público.
26 de janeiro de 2018 às 14:33

COM ASSESSORIAS – O tradicional anel de formatura é um presente muito comum dado pelos pais dos formandos como um prêmio pela conquista. Agora, ele está mais moderno, não tão clássico e outras joias de formatura, além dos anéis, estão se destacando na escolha na hora de presentear. Além de marcar a vitória alcançada, as joias também podem ser usadas no dia a dia, devido ao design contemporâneo.

O anel de formatura existe desde 1835, quando um grupo de alunos de West Point, academia militar tradicional dos Estados Unidos, resolveram marcar a passagem deles pela instituição e identificar a turma da qual eles faziam parte, uma demonstração de amizade e conquista em comum. Depois disso, a escola institucionalizou o anel de formatura e isso tornou-se uma tradição. Aos poucos, outras escolas também adotaram essa atividade e a tradição também chegou ao Brasil.

As joias de formatura são dadas pelos pais como prêmios aos filhos pela conclusão da graduação. Há formatos padrões e cores que simbolizam as profissões. “Com a modernização das joias, elas ainda levam uma marca do curso, seja no design ou na pedra, mas agora estão mais usáveis, bem diferente de outros tempos. Com esse design moderno, a preferência em ganhar a joia é também do formando, e não somente dos familiares em presentear”, afirma o empresário Daniel Gravina.

A professora Sônia Martins presentou as três filhas com anéis de formatura. “O anel simboliza essa nova fase, o nosso carinho, o esforço delas ao se dedicarem aos estudos. É um momento especial e nós temos essa tradição na família”, declara. Ela também conta que ela e as filhas procuraram joias mais modernas para fugir dos modelos clássicos. “Nós incluímos detalhes nas peças, elas ficaram personalizadas, exclusivas, elas [as filhas] amaram”, conta Sônia.

A vendedora da joalheria Gravina, Eduarda de Moura Meira, explica que as opções vão além dos anéis, tem pingentes e até brincos que podem ser personalizados com a pedra ou algum símbolo do curso. As opções são tanto para as mulheres quanto para os homens. “Agora as pessoas estão optando por anéis mais baixos e delicados. A algumas não colocam o símbolo para não parecer muito que é um anel clássico de formatura, mas prezam pela cor da pedra do curso, assim elas conseguem usar a joia no dia a dia”, revela a vendedora.