Correio dos Campos

Cooperativa da região está entre as finalistas de prêmio de satisfação do consumidor

12 de janeiro de 2018 às 12:03

ANEEL/Ocepar – A Cooperativa de Infraestrutura de Arapoti (Ceral), do Paraná, está entre as finalistas do Prêmio Iasc 2017, o Índice Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) de Satisfação do Consumidor, que reconhece as distribuidoras mais bem avaliadas com base na percepção do consumidor residencial. O índice é aferido por meio de pesquisa de opinião realizada com consumidores de todo o Brasil. A Ceral será premiada na categoria “Permissionárias até 10 mil unidades consumidoras”. A Aneel divulgou a lista das finalistas nesta quinta-feira (11/01).

Cerimônia – A cerimônia de premiação está marcada para o dia 1º de fevereiro, às 16h, no auditório Cepat, localizado na sede da Aneel, em Brasília. Na oportunidade, serão entregues troféu e certificado às vencedoras, que poderão ser utilizados no material de divulgação de cada empresa juntamente com o selo Iasc.

Pesquisa – A pesquisa foi realizada pela empresa Datamétrica Contact Center Ltda., no período de 19 de agosto a 1º de novembro de 2017. Foram entrevistados 24.926 consumidores residenciais, de forma presencial domiciliar, de 584 municípios atendidos pelas 96 distribuidoras, sendo 58 concessionárias e 38 permissionárias.

Qualidade dos serviços – Divulgado anualmente pela Aneel desde 2000, o Iasc retrata o grau de satisfação do consumidor em relação à qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica e tem o propósito de estimular a busca pela melhoria contínua. A Aneel premia desde 2002 as distribuidoras mais bem avaliadas.

Fundação – Desde abril de 2017, com fundamento nos Procedimentos de Regulação Tarifária – Proret, a variação anual do Iasc faz parte do componente de qualidade do fator X nas revisões tarifárias periódicas das concessionárias de serviço público de distribuição de energia elétrica.

Regulamento – Para a 18ª edição da pesquisa, o regulamento do Prêmio Iasc foi revisado e a categoria Iasc Brasil Concessionárias foi dividida em duas: Iasc Brasil até 400 mil unidades consumidoras e Iasc Brasil acima de 400 mil unidades consumidoras. Também foi instituído um escore mínimo de 60 pontos para que as distribuidoras sejam premiadas.