Correio dos Campos

Commodities – Índice do Banco Central tem queda de 0,39% em 2017

4 de janeiro de 2018 às 12:16

OCEPAR/Valor Econômico – As matérias-primas que têm influência sobre a inflação apresentaram queda de 0,87% em dezembro e encerraram 2017 com desvalorização de 0,39%, após queda de 4,4% um ano antes e um salto de 23,25% em 2015. Os dados são apurados pelo Banco Central (BC), que já incorporou nova metodologia de cálculo, anunciada em dezembro, para o seu Índice de Commodities Brasil (IC-Br).

Formação – O indicador é construído partindo dos preços das commodities agrícolas, metálicas e energéticas convertido para reais. Seu equivalente internacional, o índice CRB, do Commodity Research Bureau, apresentou variação positiva de 1,06% em dezembro, mas fechou o ano com leve baixa, de 0,33%.

Subgrupos – Entre os três subgrupos que compõem o IC-Br, o de commodities agropecuárias (carne de boi, carne de porco, algodão, óleo de soja, trigo, açúcar, milho, arroz, café, suco de laranja e cacau) caiu 1,72% no mês. No ano, esses preços cederam 4,45%.

Metálicas – O preço das commodities metálicas (alumínio, minério de ferro, cobre, estanho, zinco, chumbo, níquel, ouro e prata) subiu 0,47% em dezembro e teve valorização de 7,29% em 2017.

Energéticas – As commodities energéticas (petróleo Brent, gás natural e carvão) mostraram alta de 0,51% no último mês de 2017 e tiveram valorização no ano de 6,13%.

Revisão metodológica – A revisão metodológica do IC-Br envolveu uma ampliação do período da amostra utilizada na estimação dos pesos, de oito para 13 anos, a utilização de informações acerca do consumo intermediário de commodities, provenientes da Tabela de Recursos e Usos, inclusão de novas commodities nos segmentos agropecuário e metálico e um aumento do peso relativo do petróleo nos meses mais recentes, em consonância com a nova política de preços adotada pela Petrobras. (Valor Econômico)