Correio dos Campos

Aliel fala sobre combate à corrupção a convite do Ministério Público

Evento ocorreu em Pernambuco e contou com a presença de promotores e autoridades.
15 de dezembro de 2017 às 14:56

COM ASSESSORIAS – O deputado federal Aliel Machado (Rede) foi um dos palestrantes da Semana do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que ocorreu ontem, 14, em Recife. Ao lado do deputado federal Alessandro Molon (Rede-RJ), Aliel falou sobre os desafios do Ministério Público no Congresso Nacional.

Os debatedores ressaltaram a importância do MP no combate à corrupção. Os representantes da instituição chamaram a atenção para as tentativas de desmobilizar o MP que estão tramitando no Parlamento.

Para Aliel, a crise política pela qual o país atravessa tem destacado o papel fundamental que o Ministério Público ocupa hoje na sociedade. “O MP, assim como todo o judiciário, tem atuado de forma firme no combate à corrupção. Acompanhamos na Câmara inúmeras tentativas de desmobilizar esse trabalho. Mas precisamos seguir adiante, dentro da lei, para que as instituições funcionem e fortaleçam cada vez mais a democracia”, afirmou.

O ponta-grossense tem se destacado na Câmara Federal pela apresentação de projetos e resoluções que visam dificultar a prática de corrupção por parte dos representantes públicos. As ações propostas pelo parlamentar vão desde a punição ao gestor que não der a devida utilização de bem público até a instalação de rastreadores nos veículos públicos. As medidas anticorrupção foram destaque no estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) que fez um levantamento entre os parlamentares e publicou no livro “Diagnóstico Institucional: primeiros passos para um plano nacional anticorrupção”

Para o parlamentar, que foi membro da comissão que analisou as 10 medidas de Combate à Corrupção – propostas pelo Ministério Público Federal (MPF) -, a corrupção tem que ser enfrentada na prática e não apenas no discurso. “Nós temos buscado propostas que combatam a prática de ilícitos e o desperdício de recursos por parte dos gestores públicos. A sociedade não suporta mais tanto dinheiro sendo desviado enquanto falta estrutura e recursos para a saúde e a educação, por exemplo”, criticou Aliel.

Também dividiram o palco no evento o deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE) o procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros e o presidente da Associação do Ministério Público (Amppe), Roberto Brayner.