Correio dos Campos

Servidores da PRF raspam o cabelo em solidariedade a crianças com câncer

Sede da PRF em Curitiba receberá nesta quinta (23), Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, a visita de 30 crianças em tratamento contra a doença.
23 de novembro de 2017 às 14:16

IMPRENSA/PRF – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoverá mais uma ação em apoio às crianças com câncer na tarde desta quinta-feira (23) em Curitiba.

Um grupo de aproximadamente 30 crianças em tratamento contra a doença fará uma visita guiada, a partir das 14h30, ao Espaço Histórico e Cultural da PRF, localizado no andar térreo da sede estadual da instituição, na Linha Verde.

Um ônibus caracterizado da PRF, escoltado por uma equipe de motociclistas, buscará as crianças no Hospital Erasto Gaertner e na Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN).

Simultaneamente à visita, na área de atendimento ao público, um grupo de policiais rodoviários federais irá se submeter a um corte de cabelo com ‘máquina zero’, em solidariedade às crianças.

A atividade é relacionada ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, lembrado anualmente no dia 23 de novembro.

Durante a visita, as crianças também terão contato com alguns dos cães farejadores que auxiliam o trabalho dos policiais. Elas conhecerão ainda um dos helicópteros da PRF, que pousará no heliponto do edifício-sede.

Campanhas de doação

A PRF está mobilizando ainda todo o seu efetivo no Paraná para arrecadar doações em benefício de entidades que cuidam de crianças com câncer.

A intenção é arrecadar brinquedos, livros infantis e infantojuvenis, itens de papelaria (lápis de cor, cadernos, papéis) e produtos de higiene e limpeza.

Os servidores da PRF também estão fazendo doações de sangue e cadastro para doação de medula óssea nos hemocentros de Curitiba e do interior do estado.

Sobre o câncer infantil

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado garantem a cura em 80% dos casos de câncer entre crianças. Conforme estimativa do Ministério da Saúde, o Brasil registra ao menos 11,8 mil novos casos da doença a cada ano.

A incidência de casos de câncer infantojuvenil está entre as principais causas de morte na faixa etária de zero a 19 anos no país.

Entre os sintomas do câncer infantil estão perda de peso rápida e excessiva; manchas roxas e sangramento pelo corpo, sem machucados; vômitos seguidos de dor de cabeça; visão reduzida ou perda de equilíbrio; palidez e falta de energia inexplicáveis; febre prolongada sem causa definida; dores nos ossos e nas juntas.