Correio dos Campos

Secretarias estudam novo diretório sobre Matrimônio

Encontro também abordou novo formato do curso de noivos
21 de novembro de 2017 às 18:17

COM ASSESSORIAS – Os secretários e secretárias paroquiais de diversas cidades da Diocese de Ponta Grossa passaram esta terça-feira (21) se aprofundando no Diretório Litúrgico-Pastoral para a Celebração do Matrimônio. O texto foi dissecado pelos 64 atendentes, que se dividiram em grupos, por Setor, para estudar os capítulos e apresentar aos demais. O padre Glauco de Camargo Pinto, coordenador diocesano da Pastoral Familiar, conduziu o encontro, contando, inicialmente, um pouco da história do Diretório. “Tivemos diversas reuniões com os padres, que foram os grandes responsáveis por montá-lo, fazendo suas observações. Depois, fizemos um curso de formação com os profissionais do setor e, agora, estamos nos reunindo com vocês, que serão os grandes responsáveis por orientar os noivos e os profissionais, no dia a dia”, citou padre Glauco.

O coordenador diocesano da Pastoral Familiar comentou que as igrejas evangélicas têm manuais parecidos. “Tudo o que está contido aqui foi trazido pelos padres, já no ano passado; foi discutido, rediscutido, condensado e aprovado pelo bispo dom Sergio Arthur Braschi. O texto é resultado das experiências e dificuldades dos sacerdotes no dia a dia”, acrescentou. Padre Glauco ainda lembrou que, este ano, no trabalho de divulgação do teor do Diretório conheceu a realidade de toda a Diocese. Junto com as novas normas para as cerimônias de matrimônio entra em vigor, também em 2018, o curso personalizado para noivos e casais em processo de regularização matrimonial. “Algumas paróquias já realizam o curso em um tempo maior, inclusive com acompanhamento. Na minha, por exemplo (Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no Núcleo Santa Paula) a preparação é personalizada há cinco anos. Ela se estende por seis encontros. Na igreja (Nossa Senhora) do Rosário o curso é feito em dez reuniões. Assim como há paróquia que faz a preparação em duas horas”, explicou o padre.

A intenção é que a prática seja uniformizada a partir do ano que vem. Para isso, formações estão sendo feitas com integrantes das pastorais familiares, que serão os condutores da preparação nas paróquias. Os seis temas a serem trabalhados com os noivos vem sendo detalhados, aprofundados, “para que os casais formadores estejam bem preparados e, mais do que isso, que eles possam dar testemunho de sua vida matrimonial, durante esses encontros. Neste sentido, o curso não vai servir apenas para os noivos mas vai enriquecer a rotina desses casais, avaliou. O bispo dom Sergio esteve conversando com as secretárias e secretários, à tarde, transmitindo seu apoio e sua confiança no trabalho a ser desenvolvido por eles, ano que vem, em relação à preparação dos noivos e às cerimônias de matrimônio.

A partir de 2018, os cursos de preparação para o matrimônio serão personalizados e terão de ser feitos nas paróquias onde reside a noiva, ou, o noivo. Ainda que a cerimônia seja realizada em outra comunidade, o processo para o matrimônio deve ser preparado na paróquia de origem da noiva, ou, do noivo. “Os processos serão montados e ficarão arquivados nas secretarias paroquiais ou da noiva ou do noivo. Tudo pensando em facilitar seu registro”, esclareceu padre Glauco.