Correio dos Campos

Diocese de PG promove encontro para detalhar novas normas para matrimônio

Secretários paroquiais passam a terça-feira em formação
20 de novembro de 2017 às 17:18
O primeiro encontro teve palestras e dinâmicas sobre diversos temas. Foto: Divulgação

COM ASSESSORIAS – Cerca de 50 secretários e secretárias das 46 paróquias da Diocese de Ponta Grossa participam, nesta terça-feira (21), no Convento Servas do Espírito Santo, Parque Tarobá, em Ponta Grossa, do II Encontro Diocesano de Secretárias e Secretários Paroquiais. Se na primeira edição, em março deste ano, o objetivo foi confraternizar e formar quanto abordagem e atendimento ao público, este segundo encontro tem como tema principal é o diretório sobre normas para as celebrações de matrimônio e o curso personalizado para noivos.

O Encontro começa às 8h30, com café da manhã e se estende até às 16h30. A condução estará a cargo do padre Glauco de Camargo Pinto, coordenador diocesano da Pastoral Familiar. O bispo dom Sergio Arthur Braschi estará com os secretários e secretárias, às 10h30. “São o cartão de visita de toda a paróquia. É muito importante que estejam devidamente instruídos e com um belo sorriso para bem acolher nosso povo”, comenta o bispo, lembrando que o encontro valerá como dia trabalhado, “justamente para incentivar a importante participação de todos”, acrescenta.

Para o padre Glauco, a reunião servirá para discutir e preparar as propostas para 2018, quando a Pastoral Familiar estará implantando, por exemplo, o encontro personalizado para noivos. “A Diocese, em sintonia com o Regional Sul 2, terá essa novidade para as equipes paroquiais no ano que vem. Já tivemos formações nos oito setores e, em 2018, faremos o acompanhamento de casais por até cinco anos. Estaremos orientando agora as secretárias e secretários porque são eles que dão andamento aos processos matrimoniais junto com os párocos, nas comunidades”.

O coordenador diocesano da Pastoral Familiar diz que haverá mudanças na condução dos noivos e dos casais em processo de regularização matrimonial. “Não haverá mais agendamento de encontros de noivos e os (encontros) comunitários de noivos têm tendência de acabar, também nas cidades de fora. Os encontros serão personalizados: casal formador, e casal formando”, acrescenta padre Glauco, reforçando a necessidade da atualização dos atendentes paroquiais. “Eles são peça-chave em todo esse processo”.