Correio dos Campos

Aliel representa Comissão de Educação em evento na UFPR Litoral

14 de novembro de 2017 às 19:31

COM ASSESSORIAS  – O deputado federal Aliel Machado (Rede) participou ontem, 13, na Universidade Federal do Paraná (UFPR) – setor Litoral – em Matinhos, da discussão sobre as expansões federais de ensino superior no país. Aliel é membro permanente da Comissão de Educação na Câmara Federal e foi convidado para debater o tema com a comunidade acadêmica.

Além do parlamentar, também participou do debate o diretor do Campus de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora, Peterson Marco de Oliveira Andrade, considerado uma liderança na organização das pautas sobre os campi interiorizados em Brasília.

Durante sua fala, Aliel relatou sobre os trabalhos da Comissão em Brasília e os projetos que estão sendo analisados. O parlamentar ainda foi questionado a respeito dos cortes que estão sendo feitos pelo governo. Para o deputado, a medida que congela os investimentos em Educação, Saúde e Assistência social para os próximos 20 anos, aprovada pela base do Governo, é a mais prejudicial de todas para o país. “Não se pode pegar um ano de crise, como foi o ano passado, para tomar uma medida tão drástica e que terá reflexos negativos para o futuro”, lamentou.

O encontro na UFPR Litoral foi o primeiro movimento produzido após amplo debate ocorrido na Comissão de Educação nos dias 24 e 25 de outubro. Ao mesmo tempo, o encontro antecede ao segundo momento em Brasília, que ocorrerá no dia 28 de novembro, com vistas à produção de pauta política e definição de agenda para o ano de 2018.

“Estaremos lá, junto com os diretores, para acompanhar as necessidades e apoiar no que for preciso. O diretor (da UFPR Litoral), Renato tem nos apresentado as demandas da universidade aqui em Matinhos, que tem uma importância grande para o desenvolvimento da região, e já nos comprometemos em ajudar com emenda parlamentar para a melhoria da estrutura”, revelou Aliel. As ações do setor litoral chegam aos sete municípios litorâneos e se estendem ao Vale do Ribeira, regiões que historicamente foram desacreditadas e ainda apresentam grande fragilidade social e econômica.

Há cerca de um mês o parlamentar também esteve em Morretes, quando se reuniu com agricultores, e em Matinhos, também numa reunião com o diretor da UFPR, Renato Bochicchio.