Correio dos Campos

Professores de Carambeí apresentam projetos do CooperJovem

Evento reuniu educadores de Carambeí, Imbituva, Teixeira Soares, Tibagi e Ponta Grossa
13 de novembro de 2017 às 17:54

IMPRENSA/Carambeí – Seis professoras da rede municipal de ensino de Carambeí apresentaram nesta segunda-feira, 13, projetos do CooperJovem 2017 que foram desenvolvidos em cinco escolas municipais da cidade. As apresentações aconteceram no auditório da Frísia Cooperativa Agroindustrial, reunindo também professores das cidades de Ponta Grossa, Teixeira Soares, Imbituva e Tibagi.

Nesta edição o CooperJovem envolve 122 alunos das quartas séries das escolas rurais Santa Cruz e Limpo Grande, além das unidades urbanas Professora Fátima Augusta Bosa, Geralda Harms e Tonia Harms. Os projetos são voltados a aspectos econômicos, culturais, sociais, educacionais e ambientais, envolvendo os alunos em atividades práticas com temas relacionados ao cooperativismo aplicados nas escolas. Consciência ecológica, coleta seletiva, compostagem, sustentabilidade, alimentação, indisciplina e destinação correta para o lixo tóxico foram os temas abordados nesse ano.

De acordo com a professora Priscila Pauliki Solek, Coordenadora Educacional de Projetos da secretaria municipal de Educação e Cultura, os trabalhos desenvolvidos pelas educadoras foram essenciais para a aplicabilidade dos fundamentos do cooperativismo em toda comunidade escolar. “Em 2018 pretendemos convidar mais professores do nosso município a integrarem o Projeto CooperJovem, pelo fato da Frísia ser a anfitriã e maior incentivadora do projeto em Carambeí, afinal de contas, somos prata da casa”, ressalta.

A professora Ana Wieslava, Secretária Municipal de Educação e Cultura, acompanhou as apresentações de hoje. Ela salientou a importância do trabalho e dedicação das professoras na elaboração e execução dos projetos que são uma ferramenta a mais de conhecimento e vivência para os alunos. “É um orgulho termos em nosso quadro profissionais comprometidos verdadeiramente com a formação de nossas crianças”, comentou.

Participaram do evento as professoras Edina Maria do Amaral Machado e Marlei da Silva Kapp (Escola Rural Santa Cruz); Joceli Monica Perazzoli Scaraboto (Escola Municipal Geralda Harms); Olga de Aquino e Clarice Elisabeth Los (Escola Municipal Fátima Bosa); e Maristela Mendes (Escola Rural Limpo Grande).

O CooperJovem é desenvolvido em parceria entre a Frísia, Prefeituras Municipais e Sescoop/PR. Foi implantado em 2010 em Carambeí, como programa interdisciplinar que objetiva a inserção de uma proposta educacional baseada na relação ensino-aprendizagem, construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação, os quais embasam a doutrina do cooperativismo.