Correio dos Campos

Intercooperação – Frísia, Castrolanda e Capal lançam a marca Unium

13 de novembro de 2017 às 16:33

OCEPAR – As cooperativas paranaenses Frísia, Castrolanda e Capal lançaram, na manhã de sexta-feira (10/11), no Hotel Borgen, na Colônia Castrolanda, em Castro, a marca institucional Unium, que acompanhará todos os produtos comercializados no varejo e atacado. A Unium (fusão das palavras “união” e “um”) se alinha às demandas do mercado brasileiro e passará a representar os projetos em que as cooperativas atuam em parceria (intercooperação). Com origem e produção semelhantes, as cooperativas da região dos Campos Gerais, dessa forma, ampliam o processo de negócios intercooperativos, que garante aumento de eficiência e promove sinergia entre as organizações, que continuam com as suas gestões independentes e cooperados próprios.

Portfólio – A Unium englobará as marcas Alegra (carne suína), Naturalle, Colônia Holandesa e Colaso (lácteos), e Herança Holandesa (farinhas de trigo). Segundo Renato Greidanus, diretor-presidente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, com sede em Carambeí, a Unium simboliza o alinhamento de objetivos. “Somos cooperativas paranaenses e estamos na mesma região, temos metas semelhantes e prezamos sempre pela qualidade. A criação da marca Unium simboliza o excelente resultado que alcançamos por meio da intercooperação”.

Qualidade – Na opinião de Frans Borg, diretor-presidente da Castrolanda Cooperativa Agroindustrial, com sede em Castro, a industrialização dos produtos agropecuários promove ganhos a todos os envolvidos, do cooperado ao consumidor final, com destaque para o controle total da cadeia, além da garantia da qualidade e da segurança dos alimentos. “Os valores de crescimento compartilhado, transparência e dedicação incondicional ao trabalho são apenas alguns dos princípios similares que permeiam nossas atuações”, afirmou. “A profunda identificação que temos com nossas origens foi fundamental para selar o momento atual, em que as cooperativas anunciam ao mercado o lançamento da Unium”, completou.

Essência – Para Erik Bosch, diretor-presidente da Capal Cooperativa Agroindustrial, com sede em Arapoti, as cooperativas sempre mantiveram sua essência no trabalho e nos produtos industrializados. “Uma das várias vantagens de termos a Unium é que trabalhamos com uma produção 100% própria. Além de oficializar uma união que acontece há muito tempo com a intercooperação, a nova marca é um passo importante para o aumento da competitividade das cooperativas”, concluiu.

União de forças- A Unium em números:

– 5 mil famílias de cooperados

– Mais de R$ 7 bilhões em faturamento anual

– Mais de R$ 800 milhões em investimentos

– 3 milhões de litros de leite processados diariamente

– 115 mil toneladas de grãos moídos por ano

– 3,2 mil suínos por dia e 1,8 mil toneladas de carne industrializadas por mês

– Exportação para 25 países

– 5 unidades industriais em Ponta Grossa e Castro (PR e Itapetininga (SP)

– As marcas da Unium: Alegra (carne suína), Colônia Holandesa (leite e derivados), Naturalle (leite), Colaso (leite e derivados), e Herança Holandesa (farinha de trigo