Correio dos Campos

‘Big Data na Agricultura’ abre evento de computação

6 de novembro de 2017 às 20:39
Foto: Divulgação

IMPRENSA/UEPG – A palestra com o tema ‘Big Data na Agricultura’ abriu a programação de palestras da 3ª Semana de Integração de Tecnologia e Empreendedorismo (SITE), nesta segunda-feira (6), no auditório do Observatório Astronômico (Campus Uvaranas). A promoção é do Centro Acadêmicos dos Estudantes de Engenharia de Computação, em conjunto com o Centro de Educação Empresarial –CEE e com apoio da estrutura administrativa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O objetivo é proporcionar um ambiente de integração e crescimento mútuo entre os participantes congregando alunos, professores, engenheiros e demais profissionais que venham a se interessar, para implementar a integração social, tecnológica e profissional, o intercâmbio de experiências e reciclagem de conhecimentos.

Na palestra o professor Tsen Chung Kang abordou a importância da tecnologia do BiG Data (tecnologia para processar e tratar de grandes quantidades de dados) no campo e como poderá revolucionar o setor nos próximos anos. A agricultura de precisão está entrando de forma acelerada no agronegócio brasileiro e, com o Big Data vai gerar uma nova revolução agrícola, garantindo aumento da produtividade e da produção sem necessidade de aumento de área. O palestrante é Doutor em Engenharia de Computação pela Carnegie Mellon University. Professor da Fatec Shunji Nishimura, atua em governança corporativa, planejamento estratégico e inovação tecnológica.

Após a palestra sobre a aplicação do Big Data na Agricultura, o professor Stephen Kunihiro fez uma exposição sobre a utilização desta tecnologia na área da saúde. Existem três áreas auspiciosas para o uso de Big Data em saúde: medicina de precisão; prontuários eletrônicos do paciente; e internet das coisas. Em relação às novas técnicas estatísticas, espera-se que técnicas de machine learning (principalmente as árvores de classificação e regressão), metodologias para controlar por associações espúrias (como a correção de Bonferroni e a taxa de falsas descobertas) e metodologias para a redução da dimensão dos dados (como a análise de componentes principais e o propensity score matching) sejam cada vez mais utilizadas. Kunihiro é graduado em Odontologia pela UNESP, Mestre pela UNICAMP e com duas Pós Graduação (USP, UNICAMP). É sócio proprietário das empresas NK Solutions e Eneka Odontologia. Envolvido com projetos de startups, vive em busca de inovação e tecnologia aplicada a saúde.

Mais três palestras são sequência ao evento nesta terça-feira, no Observatório Astronômico. Primeiro, às 8h30, o professor Ariangelo Hauer Dias fala sobre Indústria 4.0, a quarta revolução industrial que agrega tecnologias para automação e troca de dados, utilizando conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem. Para as 10h, está programada a participação de Luiz Mottim, com o tema Logística 4.0, que demanda do surgimento da Indústria 4.0. Em função desta evolução o setor precisa alavancar seus processos, para atender necessidades de suprimentos e abastecimentos no mesmo nível de excelência.

Às 11h, o professor Emerson Martins Hilgemberg abordará o tema ‘Ecossistema de inovação em Boston’. Os ecossistemas de inovação são baseados em exemplos de sucesso de aglomeração, seja em termos geográficos, econômicos, industriais ou empresariais. São principalmente sobre as regiões inovadoras (Silicon Valley, Bangalore), plataformas de TIC (iPhone, Android) ou novas indústrias (computação em nuvem) e empreendedores e investidores de todo o mundo que saltam no movimento desses sucessos.