Correio dos Campos

Ponta Grossa recebe jovens de toda a Diocese no DNJ

23 de outubro de 2017 às 15:00

Cerca de 2.300 pessoas festejaram Dia da Juventude na Diocese

 

A programação do Dia Nacional da Juventude reuniu, em Ponta Grosa, cerca de 2.300 jovens vindos de de Irati, Telêmaco Borba, Castro, Carambeí, Imbaú, Guamiranga, Reserva, Jacarezinho, Guarapuava, Teixeira Soares, Imbituva e Ivaí, além de diversas paróquias de Ponta Grossa. As atividades aconteceram, inicialmente, no Colégio Marista Pio XII, onde aconteceu a acolhida, as dinâmicas, apresentações teatrais, missa e a conversa sobre o tema deste ano do DNJ, Juventude – Defesa da Vida, dos Povos e da Mãe Terra, com o padre Antônio Ramos do Prado, o padre Toninho, assessor nacional da Pastoral Juvenil junto a CNBB.

O padre Toninho, engajado desde adolescente na Igreja, participando de grupo de jovens e, depois, em seu caminho vocacional, como salesiano, desde o seminário trabalhando com juventude, estudou Pedagogia e estudou para entender o fenômeno juventude. “Fiz pós-graduação em Ciência da Religião para entender o fenômeno juvenil dentro das religiões, saber como funciona. Antes de ir para a CNBB, fiz mestrado em Pastoral Juvenil. Hoje, colaboro assessorando na comissão episcopal para a pastoral juvenil da CNBB e me encanto com a visão global que tenho da Igreja graças ao meu trabalho. É uma experiência única”, enfatizou, citando que, com a função, aprendeu a respeitar a diversidade e a pensar em projeto aberto de Igreja, que faça comunhão com todas essas expressões.

Um dos pontos altos da programação do Dia Nacional da Juventude na Diocese foi a caminhada com a cruz, que saiu pela Rua Coronel Dulcídio, desceu a Francisco Búrzios e entrou pela Bonifácio Vilela até a frente da Icthus, onde um palco foi montado no meio da rua. Toda a quadra fechada para o DNJ. A cruz era uma réplica da usada durante a Jornada Mundial da Juventude, tinha 3 metros e 80 centímetros, e, foi carregada pelos jovens. Ali, três shows animaram a galera. Tudo foi transmitido, ao vivo, pela Web TV da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, de Telêmaco Borba. Padre Toninho participava pela primeira de um evento deste porte no Paraná.

“A Diocese está de parabéns pela organização, pelas diversas expressões envolvidas, pela riqueza que está sendo. Uma das maiores responsabilidades do Setor Diocesano da Juventude é o DNJ e a Jornada Diocesana da Juventude que o Papa João Paulo II iniciou, quando era responsável pela Diocese de Roma e escreveu cartas para o mundo inteiro, para as dioceses, pedindo sua realização. E, aqui, se percebe a alegria de celebrar a vida, a expressão bonita em cada um desses jovens”, comentou.