Correio dos Campos

Carambeí se prepara para início do ‘Outubro Rosa’ na cidade

2 de outubro de 2017 às 22:31

A Secretaria Municipal de Saúde de Carambeí já está empenhada nas ações do Outubro Rosa. A oportunidade servirá também para realizar ações envolvendo a prevenção do câncer de mama de colo uterino, muito comuns entre a população feminina.

No dia 7 de outubro, próximo sábado, haverá uma concentração especial para a abertura dos trabalhos do Outubro Rosa com o evento “Mulher em Pauta!”, que acontecerá na praça cívica a partir das 13 horas.

Durante todo o dia acontecerão trabalhos de prevenção para as mulheres. Neste evento serão desenvolvidas as seguintes ações:

Barraca da Saúde: informações sobre a saúde da mulher e informações sobre os animais peçonhentos/dengue. Também a realização e agendamento de preventivos, bem como a panfletagem sobre o câncer de mama.

Envolvendo toda a comunidade, haverá também atividades com as crianças com pintura facial, shows com artistas locais, inclusive campeões da FEC. Também está programado um sorteio de vários brindes para as mulheres participantes. Uma Barraca do Pastel da APAE e uma Barraca da RFCC- Rede Feminina de Combate ao Câncer estarão presentes.

Ainda na programação do Outubro Rosa, no dia 21, das 8 às 17 horas, também no sábado, acontecerá na UBS Nova Holanda um trabalho de mutirão onde 4 enfermeiras realizarão coleta de preventivos, sem necessidade de agendamento prévio. Embora o público-alvo dos eventos seja composto por todas as mulheres, neste ano a campanha prevê a intensificação de ações para aquelas com idade entre 25 e 64 anos, faixa etária em que há maior incidência de câncer ginecológico.

Conforme a secretária Pâmela de Holeben Costa, o “Outubro Rosa é um movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama, e em todo o mundo são realizadas ações com o objetivo de compartilhar informações e sensibilizar a população em relação à prevenção do câncer de mama e câncer do colo do útero, pelo diagnóstico precoce e o tratamento imediato, evitando mortes pela doença”. Nesse sentido, a secretária promete que Carambeí participará ativamente desta campanha.