Correio dos Campos

Operário entra para a história como primeira equipe do Sul do Brasil a conquistar a Série D

10 de setembro de 2017 às 20:54
Foto: José Tramontin/Operário

Operário e Globo entraram em campo na noite deste domingo, 10, no Estádio Germano Krüger, com campanhas bastante iguais na Série D do Brasileiro.

Até a partida de hoje, o Operário havia vencido 11 das 15 partidas disputadas, tendo empatado uma e perdido outras três. Do outro lado do campo, o Globo (RN) venceu 10 e perdeu cinco jogos. Enquanto os jogadores do Fantasma marcaram 23 vezes e sofreram sete gols antes da decisão desta noite, os potiguares anotaram 20 gols a favor, contra 15 sofridos.

O resultado alcançado pelo Operário na primeira partida da decisão, ao golear o adversário por 5 a 0 no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, foi fundamental para sacramentar a campanha inquestionável que o Fantasma apresentou no Brasileiro desde o dia 21 de maio, quando estreou em casa contra o Brusque. Nem mesmo a derrota de hoje, por 1 a 0, tirou o brilho da conquista.

Ao todo, a campanha do Operário teve 11 vitórias, quatro derrotas e apenas um empate. O Fantasma marcou 23 vezes e sofreu apenas 8 gols, fechando a competição com um saldo de 15 gols.

Atuações consistentes no setor defensivo, principalmente nos jogos disputados em Ponta Grossa, foram fundamentais para a conquista inédita e que coloca o Operário Ferroviário, de Ponta Grossa, na história do futebol do sul do Brasil como a primeira equipe paranaense e da região a se tornar campeã brasileira na Série D.

Relembre a campanha do Fantasma

A caminhada do Operário na Série D começou ao lado de 67 equipes de todo o Brasil; o Fantasma tinha no grupo A15 da competição a companhia de Brusque, São Paulo, do Rio Grande do Sul e XV de Piracicaba.

Estreia – O pontapé inicial da competição foi dado na casa do Operário. Jogando em casa o time estreou contra o Brusque, no dia 21 de maio. A partida terminou com placar de 1 a 0 para o Fantasma, com gol de Serginho Paulista, após receber passe de Athos. Apesar do placar mínimo, o Operário poderia ter goleado se não fosse a atuação firme do goleiro adversário, Dida, que fechou o gol e evitou a goleada dos donos da casa.

Primeira derrota – No segundo jogo da primeira fase da Série D o time princesino conheceu o sabor da derrota, situação incomum que se caracterizaria ao longo da competição. Jogando no Estádio Aldo Dapuzzo, o Fantasma foi derrotado no dia 28 de maio pelo São Paulo-RS, também por 1 a 0.

Vitórias convincentes – Contra o XV de Piracicaba, time do interior paulista, foram dois jogos e duas vitórias do Operário.

No dia 4 de junho, jogando no Germano Krüger, o time local superou o adversário por 1 a 0 em uma partida que a equipe se comportou mal tecnicamente, de acordo com o técnico Gerson Gusmão. Apesar disso, pela entrega e garra dos jogadores, o Fantasma saiu de campo com a vitória. Jean Carlo marcou aos 14 minutos, depois de boa troca de passes com Lucas Batatinha.

No segundo confronto entre as duas equipes, disputado dessa vez no Estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba, o Operário novamente voltou a vencer, dessa vez com gol de Lucas Batatinha que balançou as redes depois de primoroso cruzamento de Danilo Baia.

Revanche – No dia 18 de junho o time ponta-grossense recebeu o São Paulo, do Rio Grande do Sul, responsável pela única derrota da equipe na competição. Com o time bem posicionado em campo, o Operário venceu o duelo, de virada, por 3 a 1, com dois gols de Quirino e um de Peixoto.

O triunfo garantiu a classificação para a segunda fase da Série D, já que nessa altura da competição. o Operário, com 10 pontos ganhos, já não mais podia ser alcançado pelos adversários de seu grupo.

Nova derrota – Tranquilos pela classificação assegurada, o Fantasma foi a Brusque enfrentar os donos da casa pela última rodada da fase classificatória. Apesar de se comportar bem defensivamente durante toda partida, o time princesino foi castigado aos 44 minutos da etapa complementar, quando Neguete desviou, de cabeça, cruzamento de Careca para o fundo da rede.

Campanha – Mesmo com o resultado adverso, o Operário encerrou a primeira fase na primeira colocação da chave, somando 12 pontos ganhos, em campanha com 4 vitórias e duas derrotas; O Fantasma marcou seis gols e sofreu três, terminando a fase com saldo de 3 gols e aproveitamento de 66%.

Segunda fase – No início da fase ‘mata-mata’ da competição, em partidas de ida e volta, o Operário estreou no dia 8 de julho, jogando no Estádio Engenheiro Araripe, em Cariacica, contra a Desportiva Ferroviária.

No jogo de ida, vitória de 2 a 0 para o Operário, em partida que brilhou a estrela de Quirino, autor dos dois gols.

Depois de segurar o ímpeto do adversário na etapa inicial, o Fantasma assegurou a vitória no segundo tempo. Aos sete minutos, Quirino abriu o placar ao desviar a bola de cabeça depois da cobrança de escanteio.

Pouco depois, aos 20 jogados, o atacante recebeu lançamento nas costas da defesa e ampliou o placar, na saída do goleiro Felipe.

Jogo de volta – A classificação para as oitavas-de-final veio com mais uma vitória dos comandados de Gerson Gusmão contra a Desportiva.

Com os três gols da partida anotados apenas no segundo tempo, o Operário saiu do gramado com a classificação após vencer o confronto por 2 a 1.

Washington inaugurou o placar a favor do Fantasma logo no primeiro minuto da etapa complementar, depois de passe de Lucas Batatinha. Aos 10 minutos a Desportiva empatou com Zizu, em cobrança de escanteio.

A vitória operariana veio só nos acréscimos, quando Vandinho, que havia entrado na partida durante a etapa final de jogo, fez o segundo do Operário e decretou a vitória alvinegra.

Força de recuperação – Acostumado com resultados favoráveis, mesmo jogando fora de seus domínios, o Fantasma teve de buscar forças para reverter o placar adverso da primeira partida das oitavas, quando foi derrotado pelo Espírito Santo, por 1 a 0, no Estádio Kleber Machado.

No jogo da volta, que aconteceu no dia 30 de julho, o placar do primeiro jogo se repetiu, dessa vem em favor do Fantasma. Na disputa por pênaltis, o Operário assegurou a vaga, para as quartas-de-final, vencendo nas cobranças por 4 a 2.

Quartas – Por ter melhor campanha na primeira fase, o Operário seguiu no dia 6 de agosto até o Estádio Castelão para enfrentar o Maranhão pela primeira partida das quartas-de-final.

O confronto foi vencido pelo Fantasma por 3 a 1, com gols de Peixoto, Quirino e Índio; Yuri descontou para os donos da casa.

Com a vitória também no segundo jogo, realizado no Germano Krüger no dia 14 de agosto, pelo placar de 2 a 0, o primeiro desafio da equipe já havia superado: o acesso a Série C do Campeonato Brasileiro já tinha sido conquistado.

Semifinal – Já entre as quatro melhores da competição, dentro das 68 que iniciaram a Série D, o Operário enfrentou o Atlético Acreano no Estádio Aquino Lopes, o Florestão, em partida considerada muito fraca tecnicamente.

Com o empate em 0 a 0 o time trouxe a decisão da vaga para o Germano Krüger, em jogo que foi disputado no dia 28 de agosto.

Demonstrando a força habitual jogando em casa, o Operário foi logo mostrando aos visitantes quem mandava em seus domínios. Aos 8 minutos Schumacher cabeceou forte após cruzamento e a bola bateu nas duas traves antes de ser empurrada por Robinho para o fundo da rede.

Aos 15, Rodinho devolveu o presente recebido de Schumacher. Ele passou para o atacante em profundidade, que tocou na saída do goleiro Miller para marcar o segundo. Depois do gol, o Fastasma se fechou na defesa e garantiu o resultado e sua classificação para a grande final da Série D.

O título – Depois de vencer o Globo (RN) por 5 a 0 fora de casa, com gols de Lucas Batatinha, Quirino, Jean Carlo, Dione e Tiago Lima (contra), no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, no último domingo, 3, o Fantasma foi derrotado em casa por 1 a 0. Nem mesmo a derrota na última partida, a primeira sofrida em cada em todo o campeonato, manchou a campanha irretocável feita pelo Operário que entra nesta noite para a história do futebol, como o primeiro representante do Paraná e do sul do Brasil a se tornar campeão brasileiro da Série D.

A festa da torcida promete invadir as ruas de Ponta Grossa, sem hora para terminar.