Correio dos Campos

Parque Histórico receberá exposição fotográfica sobre a Europa

25 de agosto de 2017 às 11:46

A Casa da Memória, do Parque Histórico Carambeí, receberá a Exposição Cidades Europeias, organizada pelo Projeto de Extensão Grupo Foca Foto, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Berlin, Amsterdam, Roma, Veneza, Vaticano, Londres, Berna, Interlaken, Bruxelas, Bruges, Glasgow, Edimburgo e Dublin são algumas das belas imagens captadas pelos fotógrafos Carlos Alberto de Souza, coordenador do projeto, Gabriel Soldi de Souza. A mostra fotográfica abrirá ao público de 29 de agosto a 30 de outubro com entrada gratuita.

A proposta de trazer a exposição para Carambeí tem relação com a origem europeia da cidade, colonizada por holandeses e que tem como prática valorizar a cultura, a história e o compromisso de transmitir a tradição holandesa e outros valores aos seus habitantes. A realização da exposição no Parque, que tem apoiado o Grupo Foca Foto, se deve também ao fato do local atrair turistas do Paraná e do Brasil, interessados em cultura e belezas naturais.

O historiador e coordenador cultural do Parque Histórico, Felipe Pedroso, comenta que a instituição está de portas abertas para receber projetos como este. “É extremamente importante o intercâmbio entre o museu e de uma instituição de ensino, como este que é realizado entre o Parque e a UEPG, pois nos aproxima do público”.

A mostra fotográfica conta com 60 fotos e o fotógrafo pretende levar o público a uma imersão na cultura europeia as imagens”. As fotografias permitirão aos visitantes viajar pelas inusitadas paisagens urbanas e naturais da Europa, contemplando por meio de uma série de imagens, o castelo de Edimburgo, o Museu do Louvre, a Torre Eiffel, a neve em Interlaken, na Suíça; os canais de Veneza, o Congresso da Alemanha, a estação de trem de Amsterdan e o cotidiano dos cidadãos do velho mundo”, relata o fotógrafo Carlos Alberto.