Correio dos Campos

Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa abre Temporada 2017/2018 na próxima semana

17 de agosto de 2017 às 17:57

Na próxima quarta-feira, dia 23, o público amante da música erudita já tem compromisso marcado com a Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa (OSPG), unidade mantida pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura. No programa, que marca a abertura da Temporada 2017/2018, estarão obras do compositor tcheco Antonín Dvorák, um dos maiores representantes do nacionalismo dominante na segunda metade do século XIX. O concerto de abertura terá início às 20h30, no auditório A do Cine-Teatro Ópera. Os ingressos solidários podem ser trocados por dois quilos de alimentos não perecíveis, e estão disponíveis antecipadamente no Centro de Música (Conservatório) e no hall do teatro.

A Sinfonia n° 8 de Dvorák, que será executada pelos 48 músicos da OSPG, foi composta em uma casa no campo, longe do barulho das grandes cidades, e restaura a música folclórica. O músico e spalla Klaus Kaizer Schwerdtfeger irá tocar pela primeira vez com a OSPG e ressalta que a expectativa é que o público goste do repertório pela qualidade. “É um repertório com muitos trechos recheados de romantismo, tensões e muitos desafios”, conta.

Johnny Adan Bueno, diretor musical da OSPG, ressalta que a temporada foi projetada para atender a diversos públicos. “Nossa orquestra fará, além das apresentações no teatro, concertos em igrejas e em praças ao ar livre, com a proposta de contribuir para o grande projeto desta gestão de descentralizar a cultura na cidade”, completa. Além disso, a troca dos ingressos por alimentos, com a parceria do Banco da Alimentos do SOS, é mais uma forma da Orquestra dar um retorno também social à comunidade, já que é mantida com recursos públicos.

A batuta sob as mãos

O concerto do dia 23 marca também a estreia do maestro Rafael Rauski na regência da OSPG. Rauski destaca a responsabilidade de assumir o trabalho com a orquestra, pelo desempenho nos anos anteriores. “A OSPG conta com um plantel de grandes músicos e a expectativa para a temporada é muito positiva”, ressalta.

Rafael Rauski também é regente da Banda Marcial do Colégio Marista Pio XII e afirma que ambos os grupos têm diversas possibilidades, mas que cada um tem uma peculiaridade. “Na Banda, desempenhamos um trabalho que visa a formação de músicos desde o primeiro contato com o instrumento musical. Já na Orquestra, os bolsistas precisam ter um bom nível de preparo para fazer parte do grupo”, aponta, lembrando ainda da possibilidade de trabalhar com um repertório variado, que vai do erudito ao popular.

Serviço:
Orquestra Sinfônica Cidade de Ponta Grossa
Concerto Oitava Sinfonia Dvorak
Regência: Rafael Rauski
Data: 23/08
Horário: 20h30
Local: Cine-Teatro Ópera – auditório A
Ingresso: 2kg de alimento não perecível (arroz, feijão, macarrão, 2 garrafas de óleo ou leite em pó)