Correio dos Campos

AMCG – Região fará resgate gastronômico

16 de agosto de 2017 às 13:53

Resgatar os saberes e fazeres gastronômicos da região dos Campos Gerais. Essa é a proposta dos gestores de cultura que fazem parte da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). Para dar continuidade à proposta do mapa gastronômico da região, a AMCG Cultura recebeu na tarde desta terça-feira a pesquisadora Rúbia Gisele Tramontin Mascarenhas.

Professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Rúbia acaba de lançar seu livro “Turismo & Gastronomia na Região dos Campos Gerais do Paraná”. Ela foi convidada para falar sobre a importância do “resgate de saberes e sabores” para a construção da identidade de uma população. “Acredito que a nossa região seja marcada pela diversidade”, aponta a pesquisadora, que compilou um trabalho de dez anos sobre a gastronomia em sua obra. Conforme Rúbia, é quase impossível um município ter somente um prato que o represente por conta das diversas etnias que compõem os Campos Gerais.

Alguns dos municípios da AMCG, já contam com pratos que os representam, e que são reconhecidos pela comunidade, como é o caso do Pão no Bafo em Palmeira. “Ele tinha sido esquecido pelos moradores, mas houve um resgate histórico. E hoje faz parte do dia a dia das pessoas”, exulta o coordenador da AMCG Cultura, e secretário de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas de Palmeira, Waldir Joanassi Filho. Pela experiência positiva vista em seu município com o resgate do saber fazer do Pão no Bafo, o coordenador da AMCG Cultura quer estimular os demais municípios da região.

Conforme a pesquisadora da UEPG, mais do que um resgate cultural da população da região, a gastronomia traz novas possibilidades de emprego e renda. “São diversos os benefícios, como atratividade, novos investimentos, fonte de divulgação e cultura, circulação de conhecimento”, enumera, citando ainda a imagem do município atrelada à gastronomia. “Uma imagem saborosa pode ser muito benéfica”, avalia.

Para criar o mapa gastronômico da região o próximo passo é dos municípios da AMCG que ainda não contam com referências gastronômicas. “Vamos buscar um resgate com a própria comunidade”, antecipa o secretário de Cultura, Esportes e Recreação de Telêmaco Borba, Carlos Roberto Ramos, destacando que esta pode ser uma das atividades da Semana de Cultura que terá em seu município.

Municípios terão oficina gratuita de fotografia

Estimular a própria comunidade dos municípios a divulgar seus atrativos e belezas por meio de imagens. Essa é uma das propostas da Allumé Escola de Fotografia que fará nos municípios que compõe a AMCG oficinas gratuitas de fotografia. O calendário com as oficinas será divulgado em breve e qualquer pessoa maior de 13 anos poderá fazer a sua inscrição.

Conforme o fotógrafo e empresário Rodrigo Covolan a ideia é dar visibilidade aos municípios da região, e com o olhar de seus próprios moradores. “Há municípios dos Campos Gerais que é difícil de encontrar imagens de referência para mostrar. Com as oficinas, a intenção é que a própria população passe a mostrar o que tem de melhor e com uma imagem de qualidade”, avalia.