Correio dos Campos

Carambeí discute Plano Municipal de Educação

14 de agosto de 2017 às 09:27

Mais uma vez, gestores, educadores e autoridades locais reuniram-se para discutir o PME – Plano Municipal de Educação na sede da Câmara Municipal.

O PME foi instituído em Carambeí através da Lei Municipal 1085/2015 e vale por dez anos. É um planejamento da educação do município, que deve ser realizado com participação do governo (prefeito e vereadores) e da sociedade civil (professores e organizações). Ele é um documento que contém objetivo e ações propostas a curto, médio e longo prazo para a educação no município em um período de dez anos.

Em Carambeí e em todo o país, o PME engloba todo o sistema de ensino das escolas estaduais, municipais e particulares e é direcionado aos campos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Educação Superior, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissionalizante a Distância. Além disso, a Formação de Professores e Valorização do Magistério, o Financiamento e Gestão da Educação.

Os encontros para discussão do plano tem por objetivo responder às necessidades educacionais, reunindo governo e sociedade civil, pais, alunos, professores e demais profissionais da educação, que se reúnem para analisar e definir políticas públicas para educação, com o propósito de reduzir as desigualdades sociais e melhorar as ações na educação do município.

A próxima reunião será dia 28/8, às 8:30 horas na sede da SMEC – Secretaria Municipal de Educação, com o grupo de monitoramento e avaliação do PME formado por gestores da educação e membros da comissão de educação da Câmara Municipal e do Conselho Municipal de Educação.