Correio dos Campos

Estudo definirá parâmetros para custo de obras públicas

26 de julho de 2017 às 17:39

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e as entidades que compõem o Comitê de Relações Empresariais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR) vão formar um grupo de trabalho para definir parâmetros de projetos e de custos para a execução de obras públicas de maior demanda pela população, como escolas, creches, postos de saúde e hospitais, além da execução de pavimentação. A proposta foi feita pelo presidente do TCE-PR, conselheiro Durval Amaral, durante visita do comitê ao Tribunal.

Amaral propôs ao presidente do Crea-PR, Joel Kruger, que a parceria do Tribunal com a entidade seja ampliada a todo o comitê, com a realização de estudos para buscar a padronização na execução de obras, objetivando o melhor emprego do recurso público. “O objetivo do TCE é a eficiência da gestão e do gasto público; como a sociedade não suporta mais a elevada carga tributária, cobra resultados e transparência”, afirmou o conselheiro.

Durante o encontro foram discutidos entraves que levam à existência de obras paralisadas, ou que representam desvios de recursos públicos; bem como sugestões para o aprimoramento da realização dos empreendimentos de engenharia e seus controles.

Integrantes

Além das unidades do Crea-PR, compõem o Comitê de Relações Empresarias entidades como o Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon), o Sindicato da Indústria da Construção Pesada, a Associação Brasileira de Engenheiros Civis e a Associação Parananaense de Empreteiros de Obras Públicas (Apeop).

A parceria entre o TCE-PR e o Crea-PR tem mais de dez anos e prevê ações de apoio à fiscalização de obras paralisadas ou inacabadas no interior do Paraná, em suporte à atuação da Coordenadoria de Fiscalização de Obras Públicas (Cofop).

Participaram da reunião o coordenador-geral de Fiscalização do TCE, Mauro Munhoz; o coordenador da Cofop, Luiz Henrique Espeto Jorge; e o analista de controle Pedro Paulo Piovesan de Farias, que integra a diretoria do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop).