Correio dos Campos

Carambeí imprime arte em lixeiras

21 de julho de 2017 às 21:17

Os containers que armazenam resíduos em locais públicos estão ganhando um novo visual com o trabalho artístico do carambeiense Lucas Fernando Bueno. Parque de Máquinas e Biblioteca Municipal foram os primeiros locais a ter suas antigas lixeiras totalmente revitalizadas. Na sexta-feira, 21, o Centro de Educação Infantil Canaã, também contou com o trabalho do artista plástico que representou a arte de Romero Brito no container que fica na entrada da instituição.

A revitalização de todos os containers lixeiras com arte é uma iniciativa da secretaria Municipal de Meio Ambiente que sede o material para que o artista plástico Lucas Fernando Bueno imprima toda sua criatividade e talento dando vida nova a antigos e velhos containers lixeiras. “Queremos colocar arte nessas lixeiras que não são decorativas, porém fundamentais”, esclarece assessor da Secretaria Municipal de maio Ambiente, Clodoaldo Gaulike.

Lucas Fernando, que está realizando o trabalho voluntariamente, explica que é a primeira vez que imprime sua arte dessa forma dando vida a um objeto que não tem beleza alguma, mas é de fundamental importância para manter a cidade limpa. “É uma nova maneira de divulgar a minha arte usando os estilos grafite e street art, além de proporcionar um visual mais cultural para a cidade”, comenta.

No Cmei Canaã a pintura artística foi baseada nos temas do renomado artista plástico Romero Brito. A diretora Luciane Los que acompanhou o trabalho conta que os alunos estão aprendendo, nas aulas de arte, sobre as obras de Romero Brito. “Com essa revitalização na lixeira estamos expressando a arte e estimulando ainda mais o armazenamento de resíduos nos locais apropriados, além de acrescentar mais beleza a entrada do nosso Cmei “,declara a diretora. Ela informa que na próxima semana, as crianças irão colaborar com a revitalização de mais um container, que terá tema planetário. Na oportunidade o artista Lucas Fernando fará uma oficina de pintura artística com os alunos.

O carambeiense Lucas Fernando Bueno tem obras em várias cidades brasileiras, além de grafites e street art ele também expressa seu talento através da pirografia em madeira. Com 27 anos, se descobriu artista plástico aos 17 e há 5 anos fez da arte sua profissão.