Correio dos Campos

Programa Antitabagismo de Carambeí livra 100% de grupo do vício

20 de julho de 2017 às 18:56

O programa Municipal Antitabagismo, que livrou mais de 100 pessoas do vício do cigarro desde seu início, encerra no dia 29 mais um de seus grupos.

Desta vez, todos os 10 integrantes conseguiram se libertar do tabaco por meio do tratamento realizado durante o período de três meses.

A odontóloga da secretaria municipal de Saúde, Prescila Henning Stremel, que integra a coordenação da ação, conta que desde 2013, quando passou a trabalhar no programa Antitabagismo, não havia acontecido de todo grupo ter conseguido largar o cigarro. A profissional explica que a luta para deixar o vício é difícil e que depende de muita força de vontade própria, aliada ao auxílio profissional, uso de medicamento e o imprescindível apoio de familiares.

Prescila explica que o Programa Municipal de Antitabagismo presta atendimento psicoterapêutico grupal aos usuários com maior dificuldade para mudança de seu padrão de consumo do tabaco ou para atingir a abstinência. Os grupos são constituídos por homens e mulheres a partir de 18 anos, que participam de cinco encontros onde há troca de experiências, palestras e orientação de profissionais. Ela destaca que os maiores obstáculos são as crises de ansiedade e para as mulheres, em especial, o ganho de peso.

Segundo a odontóloga, no dia 29 haverá a reunião de encerramento ao mesmo tempo que inicia um novo grupo. Nesse encontro os ex-fumantes dão depoimentos incentivando a caminhada do novo grupo. ” Nós estamos orgulhosos de termos conseguido que todos os 10 integrantes abandonassem o cigarro. É o resultado do nosso trabalho aliado a determinação e força de vontade de cada uma dessas pessoas”, comenta, orgulhosa .

O Programa Municipal de Antitabagismo é realizado pela secretaria municipal de Saúde. Os encontros acontecem na Odonto Criança, localizada na Avenida do Ouro,1055.