Correio dos Campos

Escolas de Carambeí têm cabos de energia furtados

12 de julho de 2017 às 14:41

A Escola Municipal Rural Santa Cruz, que ocupa o mesmo espaço físico do Colégio Estadual Dra. Zilda Arns Neumann, foi vítima de vandalismo durante a madrugada de terça-feira,11, quando parte do cabeamento da rede elétrica foi furtado deixando a instituição sem energia. As aulas e a Festa Junina de ontem não foram suspensas. A secretaria Municipal de Educação garantiu a reposição dos cabos e retorno da energia até a tarde de hoje.

A secretária Municipal de Educação, Ana Wieslava, comentou o motivo das aulas não serem interrompidas durante o período de 24 horas. “A nossa preocupação era com o bombeamento do poço artesiano, porém, com a caixa d’água cheia não existia risco de faltar”. Ana destaca o empenho e criatividade das professoras e equipe técnica que não deixaram de realizar a Festa Junina agendada para ontem, mesmo faltando alguns itens como som e algodão doce. “No improviso com as músicas típicas transmitidas pelo som de um carro a alegria tomou conta das crianças e professoras que não se deixaram desanimar com o ato de vandalismo. Fizeram uma linda festa”, disse a secretária.

Cerca de 80 metros de cabo 95mm e 50 metros de cabo 25mm serão repostos. O furto aconteceu na saída do relógio que leva energia até o quadro disjuntor e a reposição dos cabos que são subterrâneos será total, tendo em vista que não é permitido fazer emendas nesse tipo de instalação.

Os autores do furto, ainda não foram identificados.