Correio dos Campos

ARTIGO – 12 de Julho – Dia do Engenheiro Florestal

12 de julho de 2017 às 11:52

Em 12 de julho comemora-se o Dia do Engenheiro Florestal, profissional responsável pelo cuidado e preservação com as florestas nativas e pelas formações florestais sustentáveis

 

No dia 12 de julho comemora-se o Dia do Engenheiro Florestal, o profissional é responsável por analisar os ecossistemas florestais nativos e planejar estratégias para a expansão e uso das madeiras oriundas de florestas plantadas. Essa data foi escolhida porque em 12 de julho de 1073 faleceu São João Gualberto, que foi escolhido pelo Papa Pio XII, em 1952, como o Protetor dos Engenheiros Florestais.

A profissão de Engenheiro Florestal, como dito anteriormente, garante o manejo adequado de recursos florestais nativos e a manutenção das florestas plantadas.

Além do zelo aos recursos naturais, a engenharia florestal tem um lastro muito grande de atividades e conhecimentos que vai das ciências biológicas, exatas e humanas, passando por política e legislação florestal, solos e nutrição de plantas, topografia e geoprocessamento, ecossistemas florestais, gestão de recursos naturais renováveis, proteção florestal, entre várias outras que são ministradas durante os 5 anos de curso.

O curso de Engenharia Florestal, se comparado com outros cursos, é relativamente novo. Surgiu em 1960 em Viçosa-MG com o nome de Escola Nacional de Florestas, porém, por razões diversas, foi transferido em 1963 para a Universidade Federal do Paraná. Atualmente o curso de Engenharia Florestal mais próximo na região dos Campos Gerais é ofertado em Jaguariaíva (PR), na ULT-FAJAR.

Este colunista Eng. Florestal deseja a todos os amigos e colegas de profissão muito sucesso em suas carreiras! Parabéns!!!

 

Por Kleber Sampaio – Engenheiro Florestal