Correio dos Campos

SUSTENTABILIDADE – CMEI Canaã transforma lixo em bens de consumo

6 de julho de 2017 às 18:33

Alunos e professoras do Centro Municipal de Educação Infantil Canaã, em Carambeí, estão vivenciando a sustentabilidade com o projeto “Plantando no CMEI para colher na comunidade”. A transformação de resíduos em material aproveitável envolve todos em dinâmicas desde a criação de horta até desfile de modas. O projeto iniciado em fevereiro pelas professoras Géssica Lucif e Salete Szymonka conta com o apoio da equipe do CMEI e a parceria da secretaria de Meio Ambiente e comunidade.

Com o objetivo em ensinar as novas gerações o destino dos resíduos orgânicos e recicláveis com foco no reaproveitamento, o projeto é desenvolvido em etapas que contemplam o uso de restos orgânicos da própria escola para o aprendizado do processo de compostagem, criação da horta com plantio de frutas e hortaliças, uso de material reciclável para confecção de brinquedos, palestras e aulas passeio. Também a participação do CMEI no programa “Troca Saudável” da Prefeitura, que troca reciclável por frutas e verduras, integra as dinâmicas do projeto, além de envolver os pais e comunidade escolar.

Nessa semana, dia 5, os pais participaram de palestra ministrada pelo secretário Municipal de Meio Ambiente, Jean Andrusko, que discorreu sobre a produção e destino de resíduos sólidos e recicláveis em Carambeí. Também aconteceu uma exposição de brinquedos confeccionados pelos pais tendo como matéria prima material reciclável.

O destaque da programação ficou por conta do concurso de roupas produzidas a partir de reciclados. Cada uma das oito turmas do CMEI apresentou sua criação onde a criatividade e originalidade ganharam vida no desfile protagonizado pelas crianças e professoras. Todos as criações foram premiadas. As crianças e professores que participaram do desfile brilharam na passarela distribuindo sorrisos e acenos que encantaram o público e jurados.

As professoras Géssica e Salete, autoras do projeto, explicam que é surpreendente a participação dos pais e comunidade em todas as etapas. Elas relatam que a criação da horta com o plantio de diversas variedades de hortaliças e frutas como morango e maracujá  contaram com participação dos pais, que fizeram a limpeza da área, preparação da terra, canteiros e plantio. “Na atividade de confecção de brinquedos também a participação foi intensa, sendo que a maior parte foi criação dos pais, onde a criatividade resultou em peças de muito bom gosto”, ressalta a professora Géssica.

Outro ponto do projeto que as professoras fazem questão de mencionar é o comprometimento dos pais e comunidade em separar os recicláveis para o “Troca Saudável” que já rendeu mais de 350 quilos de reciclados que resultaram em cerca de 85 quilos de frutas e verduras entregues as crianças para consumo com suas famílias.

“Quando se fala no destino correto do lixo, pensa – se que é um tema muito abordado, mas durante a realização percebemos que surgem duvidas a todo o momento e sempre podemos inovar as nossas praticas.” Plantando no Cmei para colher na comunidade”  tem a intenção de ensinar e ao mesmo tempo incentivar nossos pequenos  alunos e suas famílias a buscar novas alternativas para diminuir  a quantidade de resíduos descartados no meio ambiente”, enfatizam  as professoras Géssica e Salete.