Correio dos Campos

Sanepar implanta mais de 4 km de nova rede de água em Carambeí

6 de julho de 2017 às 18:03

A Sanepar está ampliando o sistema de abastecimento de Carambeí. Um anel de reforço com a extensão de quatro quilômetros com a capacidade de transportar em torno de 600 mil litros de água diariamente está em construção para interligar o reservatório da Avenida dos Pioneiros, na Colônia, até o ramal de distribuição na Rua Tibagi, na região central.

Na quarta-feira (05) o prefeito Osmar Blum (PSD), o vice-prefeito e secretário de Obras, Leon Larocca, o gerente regional da Sanepar, Edson Roberto Michaloski, o coordenador regional de redes da Sanepar, Moacir José Machado, o gestor de materiais da regional, Pedro Luiz Silva de Moraes, acompanharam a chegada das carretas com os mais de 3,5 mil tubos que serão utilizados na nova rede e vistoriaram o andamento da obra na Rua Perimetral, fundos das indústrias.

De acordo com Michaloski, esta é a primeira etapa de um ciclo de investimentos que a Sanepar vai realizar para atender o crescimento do município nos últimos anos. Ele aponta que as obras vão suprir a demanda de abastecimento de água do município pelos próximos 20 anos. A previsão é que a nova rede esteja concluída em três meses.

Os moradores da região central, Jardim Brasília, Jardim Europa, Centro Cívico e Vila Nova Holanda serão beneficiados nesta etapa. Segundo o coordenador regional de redes da Sanepar, Moacir José Machado, no Jardim Europa existia um problema de baixa pressão que foi solucionado com bombeamento para manter a regularidade do abastecimento. Ele destaca que o novo anel vai manter a regularidade no abastecimento na região central, enquanto a rede adutora que passa pela Avenida dos Pioneiros garante o abastecimento do Jardim Eldorado e região.

O prefeito de Carambeí, Osmar Blum (PSD), ressalta a importância da parceria entre o município e a Sanepar, tanto em melhorar como ampliar o sistema de abastecimento de água na cidade que vai beneficiar mais de duas mil residências, além de preparar o município para os meses de calor onde o consumo de água aumenta.

2ª etapa

Conforme o gerente regional, num segundo momento, será construído um novo ramal de aproximadamente 1,5 quilômetros para ligar a Estação de Tratamento de Água até o reservatório da Colônia. Está em estudo a construção de um reservatório com capacidade para 500 mil litros no Jardim Europa.

Rede de esgoto

Os moradores da Vila Nossa Senhora Aparecida serão beneficiados com uma rede coletora de aproximadamente 800 metros que vai levar o esgoto até a estação elevatória do Boqueirão e depois segue para a Estação de Tratamento do Polo 1, na PR 151. A rede de esgoto na vila é uma reivindicação antiga e vai atender em torno de 90 residências que incluem também moradores do final da Rua Rio Tibagi e Rua Rio Xingu.

Catanduvas

Blum aproveitou a visita do gerente regional da Sanepar e apresentou uma demanda de abastecimento de água no interior do município. A instalação de uma rede de tubulação para ligar o poço artesiano na localidade da Campina até a região conhecida por Serrinha atenderia em torno de 170 famílias.

Texto e fotos: Emerson Teixeira