Correio dos Campos

22 professoras tem artigos publicados no livro “Geração Paz – Caminhos Concretos”

5 de julho de 2017 às 18:46

O município de Carambeí recebeu esta semana exemplares do livro “Geração Paz – Caminhos concretos”. A obra foi editada pelo IMM – Instituto Mundo Melhor e foi entregue ao prefeito Osmar Blum pela secretária municipal de Educação e Cultura Ana Wieslava e as pedagogas do município Luciane Diniz e Claudete Aparecida de Oliveira. Segundo Luciane Diniz a obra reúne relatos de experiência dos professores e demais profissionais, incluindo policiais militares, que participaram de projetos no ano passado e implantaram conteúdos de mediação de conflitos e práticas de justiça restaurativa que foram relatados no livro que o IMM editou e publicou e agora está entregando para vários municípios da região.
O livro “Geração Paz – Caminhos Concretos” está sendo entregue para várias instituições e municípios da região. O livro compila relatos dos participantes dos projetos Educação Para a Paz e Escola Restaurativa, que foram realizados em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa e Comissão de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do estado. Os livros serão distribuídos além de Carambeí, também em Palmeira, Ipiranga, Telêmaco Borba, Reserva e Imbaú.

Do município de Carambeí, foram 22 profissionais participantes do livro, entre eles a pedagoga Andréa Podolan, da Escola Municipal Rural de Limpo Grande teve seu artigo publicado no livro com o tema: Bullyng não é brincadeira.

Da Escola Municipal Thereza Gaertner Seifarth, a professora Marta Xavier de Macedo teve o artigo também publicado no livro com o tema: Educação para a paz: agregando valores.
Da Escola Municipal José Pedro Novaes Rosas, a professora Keila Santos publicou o artigo Educação para a Paz: os direitos humanos nas práticas sociais.
Do CMEI São Judas Tadeu, as professoras Caroline Santos, Janete de Fátima Ruth, Maderli dos Santos Ferreira e Maria do Rocio Sviercoski Bueno escreveram o artigo: Educação para a paz: Construindo a paz na escola a partir da paz interior.
Do CMEI Santa Rita de Cássia, as professoras: Daniele de Jesus Correia da Silva, Eliane Aparecida dos Santos Duarte, Elisa Caroline Ribeiro de Aquino, Fabiane de Melo Machado, Jeanina de Almeida Valenga e Natália Fernanda Dariva Muller.
Do CMEI Canaã o artigo foi: Jogos Cooperativos, porque brincar juntos é melhor, da professora Conceição Aparecida Leuch Paganini.
Do CMEI Betânia as professoras: Edina Cristina Ferreira da Luz, Marlene de Fátima Mendes Rodrigues Moreira, Sandra Mara da Silva Sviercoski, Suzane Weinert Barreto e Taís Teixeira escreveram o artigo Educação para a Paz: promovendo a inclusão.
O prefeito de Carambeí Osmar Blum e a secretária municipal de Educação e
Cultura Ana Wieslava e sua equipe parabenizam todas as profissionais de Carambeí que participaram do projeto e estão com seus trabalhos publicados no livro.