Correio dos Campos

Piraí do Sul sediou encontro regional das Apaes

26 de junho de 2017 às 09:56

Cerca de 130 alunos das Apaes de Carambeí, Castro, Ipiranga e Imbituva e da APACD de Ponta Grossa, estiveram em Piraí do Sul durante a última sexta-feira, 23, onde participaram de um encontro esportivo de integração entres essas entidades.

Depois de almoçarem juntos na sede da Apae, os alunos participaram de uma competição de futsal que aconteceu no Ginásio de Esportes Samuel Milléo. Para os cadeirantes foram realizadas atividades adaptadas no mesmo espaço.

Segundo a professora de Educação Física da APAE de Piraí do Sul, Áurea Dornelles, esse encontro acontece aproximadamente quatro vezes ao ano. Além disso, a cada três anos é feita uma seleção de atletas que competem em uma olimpíada que reúne 27 microrregiões e que terá Guarapuava como sede em 2018.

Para o professor de Educação Física da APACD (Associação Pontagrossense de Assistência à Criança com Deficiência), Ricardo Rafael Silveira, o que torna esse tipo de evento importante é a integração que acontece entre os alunos. “Para eles o simples fato de sair, viajar e conhecer um lugar e pessoas diferentes já os deixa imensamente felizes, mesmo que eles não joguem” afirmou o professor que trouxe 10 alunos para participarem do encontro.

 

Modalidades – Normalmente as atividades praticadas pelos alunos nesses encontros são handebol e futsal. Já o os alunos cadeirantes praticam bocha, boliche e basquete adaptados.

 

Próximo encontro – Segundo a Coordenadora Regional de Educação Física, Jeanini Sielski da Cruz, o próximo encontro acontecerá em Castro e irá contar com jogos durante o período da manhã e um baile para os alunos no período da tarde.

 

Acessibilidade – Os professores, principalmente da APAE de Piraí do Sul, enfatizaram a questão da falta de acessibilidade no Município durante o evento, fato que torna a locomoção dos alunos muito difícil.