Correio dos Campos

Audiência Pública comprova eficácia dos serviços da Saúde de Carambeí

8 de junho de 2017 às 09:47

Com mais de 11 mil consultas entre plantão e eletivas  e entrega de medicamentos há mais de 20 mil pacientes ultrapassando mais de dois milhões de  remédios dispensados, a secretaria Municipal de Saúde fechou o primeiro quadrimestre de 2017. Esses dados e demais informações do trabalho realizado no setor de Saúde  do Município, nesses primeiros quatro meses do ano, foram apresentados na Audiência Pública  realizada no dia 30 de abril, na Câmara Municipal.

Durante a Audiência Pública, a secretária Municipal de Saúde enfermeira Pamella Holleben  apresentou todos os dados além de explicar o funcionamento de toda a estrutura da Secretaria. Ela ressaltou que desde o ano passado a secretaria  conta com médicos credenciados  para as especialidades de ginecologia, com 100 consultas, e ortopedia disponibilizando 50 consultas mensalmente. Detalha que  consultas com especialistas em oftalmologia, pneumologia, otorrino, endocrinologia, dermatologia e cardiologia foram 524, via  consórcio através do CIM Saúde . Em  todas as Unidades Básicas de Saúde, foram atendidas 6.438 pacientes, realizados 28.860 exames laboratoriais , 7.891 doses de vacinas aplicadas, mais de dois milhões de medicamentos  dispensados, 5.915 procedimentos odontológicos e 1.198 atendimentos de fisioterapia.

A secretária de Saúde também  discorreu sobre os procedimentos ambulatorial , atenção primária à saúde básica, projetos  como” Laqueadura  e Vasectomia”,” Enxergando o Futuro”,”Alimentando o Futuro”,”Fraldas”, entre outros. Ainda  repassou todo trabalho realizado pelo setor de Vigilância em Saúde, além de apresentar os valores investidos  no setor  pelo município que ultrapassa 20% do orçamento, sendo que a legislação prevê o mínimo de 15%.

Pamella Holleben ressalta que  a Audiência Pública é uma das formas de participação e de controle popular da administração pública, propiciando a comunidade  acesso  a informação, dando transparência dos serviços executados. “A participação da população  nas audiências públicas é um exercício de cidadania, que infelizmente não é praticado. Apenas seis munícipes compareceram, sendo quatro do Conselho Municipal de Saúde”,  lamenta  a secretária.