Correio dos Campos

Contagem regressiva – Tibagi se prepara para JEPS a dois dias da abertura

7 de junho de 2017 às 18:18

Tibagi será o município sede da Fase Regional da 64° Jogos Escolares do Paraná (JEPs) do dia 9 a 15 de junho. A abertura oficial dos jogos será nesta sexta-feira (09), no Ginásio Quirão, a partir das 19h. Cerca de 800 atletas, 35 estabelecimentos de ensino de 10 municípios da região confirmaram presença no evento.

O município iniciou uma série de obras e reparos para dar condições de competição aos atletas. “A pista de atletismo foi revitalizada, a pista de salto em distância foi feita especialmente para os jogos e a de arremesso de peso também já pronta”, elenca o gerente da Secretaria Municipal de Esportes, Edilson Fusca.  A Sero ainda adquiriu um placar eletrônico novo para a competição. Nesta quarta-feira, o Ginásio Quirão passou por uma limpeza e breves reparos para receber o evento.

 

Estrutura – O JEPs em Tibagi vai contar com cinco escolas para alojamento, três locais de competições para esportes coletivos (Ginásio Quirão, Colégio Leopoldina e Colégio Irênio), Complexo Esportivo Almir Ribas, anexo ao Quirão, Colégio Integração (tênis de mesa) e o auditório da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), que vai receber as disputas de xadrez. O transporte para o deslocamento dos atletas durantes as provas também será disponibilizado pela prefeitura. Alunos das Escolas Municipais Ida Viana, Telêmaco Borba, Professor Aroldo e Aquarela ficarão em recesso a partir do dia nove até dia 19 de junho. Os motivos são as competições que vão até o dia 15 e também o feriado de Corpus Christi, no dia 15 e o recesso no dia 16. As escolas estaduais seguirão o mesmo calendário. No município, os dias sem aula serão repostos com atividades extracurriculares no segundo semestre.

 

Programação Cultural – As secretarias de Turismo, Educação e Cultura estão mobilizadas juntamente com a SERO para organizar uma programação cultural para os competidores. No sábado (10) acontecerá o Festival do Karaokê, na Praça Edmundo Mercer, a partir das 19h. Terá um palco com toda a estrutura necessária para atender os atletas. Como o momento será de descontração, uma praça de alimentação com diversas opções de foods trucks estarão em volta do local. No domingo (11), também a partir das 19h, na Praça Edmundo Mercer, acontecerá o Workshop de Artes Marciais. Professores e treinadores de Muay Thai, Taekwondo, Jiu Jitsu e Capoeira estarão dando noções para os interessados. As inscrições podem ser feitas na hora. A praça de alimentação também estará funcionando. Os atletas ainda terão uma radio esportiva dentro do refeitório principal.

 

Competições – As disputas começam já no dia 10 com jogos de basquete, futsal, handebol, vôlei e xadrez. A primeira equipe local a disputar será a de vôlei do Colégio Irênio, que joga contra o Colégio Sagrada Família de Ponta Grossa, no dia 10, às 10h30. No futsal, a primeira disputa de Tibagi será no dia 10, às 17h, em que o Colégio Leopoldina enfrenta o Colégio Dr. Claudio dos Santos, de Ipiranga. As finais do vôlei acontecem no dia 11 e 12 e as do futsal no dia 14. As competições de tênis de mesa e atletismo acontecerão nos dias 13 e 14.

 

Macrorregional – Os campeões da Fase Regional de Tibagi vão participar da fase Macrorregional, que acontecerá em Castro, de 5 a 9 de julho. As finais serão em Apucarana, de 21 a 29 de julho, para os estudantes de 15 a 17 anos e em Cambé, de 11 a 19 de agosto para os atletas de 12 a 14 anos.