Correio dos Campos

Parque Histórico realiza oficina sobre cavalo

2 de junho de 2017 às 17:54

A Escola Municipal Rural do Limpo Grande, no Catanduva, visitou o Parque Histórico de Carambeí e participou de uma atividade sobre cavalos, preparada pelo Núcleo Educativo da instituição especialmente para a turma.

A visita dos alunos ao Parque teve por finalidade complementar o aprendizado em sala de aula sobre cavalos. Eles estão participando do Agrinho, programa de responsabilidade social do Sistema FAEP desenvolvido nas escolas da rede pública do Paraná.  “Projeto Agrinho – Do campo para a cidade paixão por cavalos não tem idade. Nós escolhemos como tema o cavalo e a nossa proposta tem o intuito de desvendar essa paixão que envolve desde os avós até os netos, passando de geração em geração”, conta a professora Andrea Podolan.

O historiador do Núcleo Educativo do Parque, Lucas Kugler, explica que preparou uma atividade única para o grupo, sobre cavalos e a importância do animal no desenvolvimento da cidade. “Com a temática voltada para o papel do cavalo na história de Carambeí, os alunos puderam olhar para o passado e observar a relação entre esse animal com o ser humano. Apesar de sua conjuntura em Carambeí não possuir destaque tão relevante quanto o papel das vaca leiteiras, o cavalo ajudou no desenvolvimento da colônia indiretamente por meio do transporte de pessoas e de mercadorias entre as cidades, como comumente era utilizado em zonas rurais”.

Andrea afirmou que a passeio possibilitou aos alunos o contato direto com objetos antigos o que permitiu visualizar o aprendizado teórico. “As crianças ficaram fascinadas com as peças expostas no museu e puderam fazer uma relação com o aprendizado em sala de aula com as atividades do cotidiano de seus antepassados”.