Correio dos Campos

Encontro de do projeto Parto Humanizado aconteceu em Carambeí

2 de junho de 2017 às 19:55

Gestantes são acompanhadas por profissionais da Saúde e da APAE também

 

A prefeitura de Carambeí, através da secretaria municipal de saúde em parceria com a Concessionária Rodo Norte realizou dia 30/05 o 16º encontro do programa Parto Humanizado, na sede do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social. Em Carambeí a coordenação deste projeto fica a cargo da secretaria Municipal de Saúde e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE que são os coordenadores do projeto que realiza os encontros ao longo do ano, abordando os mais diversos temas relacionados à gestação e primeiros meses do bebê.

 Nesta edição do programa foi tratado o tema Gestação passo a passo e os cuidados durante a gestação, com a profissional da secretaria municipal de saúde a enfermeira Patrícia Manfred que abordou as principais alterações ocorridas no organismo durante a gestação. A segunda palestra foi com a Diretora da APAE de Carambeí Lídia Schactai Silvano que esclareceu sobre os tipos de deficiências em cada etapa da gestação, durante a gravidez, na hora do parto e também após o nascimento. Deste encontro 14 gestantes participaram das palestras e as gestantes receberam os kits de roupinhas para seus bebês.

As equipes técnicas da APAE e da prefeitura são responsáveis pelo acompanhamento das gestantes durante todo o ano fazendo palestras na sede do CRAS.