Correio dos Campos

Parque Histórico resgata memória de Carambeí por meio da fotografia

26 de maio de 2017 às 20:26

O acervo iconográfico da Associação Parque Histórico de Carambeí (APHC) tem cerca de 6 mil fotos. O Núcleo de Patrimônio e História da instituição pretende ampliar a coleção e solicita a comunidade que traga até o museu fotos antigas tiradas em Carambeí até os anos 1950.

As fotografias serão copiadas para o arquivo digital da instituição e devolvidas aos proprietários, que cederão os direitos de uso da imagem a pesquisa e divulgação. Posteriormente o acervo iconográfico será disponibilizado para pesquisadores no Centro de Documentação, Pesquisa e Memória APHC.

O historiador e coordenador cultural da APHC, Felipe Pedroso, salienta que é importante para o museu ter um grande acervo iconográfico, pois por meio das imagens é possível traçar histórias de Carambeí. “A fotografia é uma importantíssima fonte história utilizada como instrumentos na reconstituição do passado. Para a instituições que trabalham memória como o Parque Histórico, realizar a coleta de fotos junto a comunidade traz dois pontos essenciais: o primeiro é aproximar as pessoas do museu, o segundo é possibilitar novas narrativas ou seja tornar plural a história contada pela insitituição”.

As pessoas que tiverem em suas casas álbuns com fotos tiradas em Carambeí até os anos de 1950, e queiram compartilhar o seu acervo com o museu, deverão vir até o Parque Histórico de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30. Mais informações pelo telefone 42 3231-5063.