Correio dos Campos

Esportes – Tibagi sediará fase regional do JEPs

25 de maio de 2017 às 19:15

Tibagi será o município sede da Fase Regional da 64° Jogos Escolares do Paraná (JEPs) do dia 9 a 15 de junho. Nesta quinta-feira (25), durante todo o dia, aconteceu o Congresso Técnico com representantes das Secretarias Municipais de Esporte e Recreação Orientada (SERO), Turismo (SETUR) e Educação e Cultura (SEMEC), do Núcleo Regional da Educação (NRE) de Ponta Grossa e dirigentes das outras cidades participantes. O secretário municipal de Administração, Rubens Leonardi, representou o prefeito Rildo Leonardi, que estava em outro compromisso.

Na ocasião a coordenadoria técnica do JEPs recebeu documentações dos atletas e realizou o sorteio das chaves para a competição, além de definir os últimos detalhes antes da abertura.

De acordo com o coordenador técnico do JEPs no NRE, Marcos Rocco, a expectativa é de que pelo menos 800 atletas participem desta edição. “São dez cidades, 35 estabelecimentos de ensino. Ponta Grossa vem com a maior equipe, Porto Amazonas volta este ano para a competição. Estamos confiantes que vai ser um sucesso para o município”, destaca Rocco.

Para a coordenadora pedagógica de Educação Física do NRE, Liane Pereira, a parceria com Tibagi está sendo muito positiva. “Estamos muito felizes com a organização dos jogos, com o comprometimento da equipe aqui do município. Já há alguns anos estávamos tentando trazer a competição pra cá. Desta vez nos atenderam prontamente. Estamos muito satisfeitos com a dedicação dos organizadores”, ressalta.

O gerente da SERO, Edilson Fusca, acredita que a realização dos jogos será um marco para a cidade. “É uma grande oportunidade para Tibagi. Vai ser um incentivo aos nossos atletas que hoje estão acostumados com poucas modalidades esportivas. Eles vão ter acesso a outros esportes, individuais, principalmente, como xadrez, tênis de mesa e atletismo. Vai ficar um legado para a cidade. Todas essas obras que estão sendo feitas vão possibilitar que nossos alunos tenham condições de praticar outros esportes”, destaca o gerente.

 

Estrutura – O município iniciou uma série de obras e reparos para dar condições de competição aos atletas. “A pista de atletismo está sendo revitalizada, a pista de salto em distância foi feita especialmente para os jogos e a de arremesso de peso também já está quase pronta. Vão acontecer ainda alguns ajustes para deixar tudo pronto para a competição”, detalha Fusca.

O JEPs em Tibagi vai contar com cinco escolas para alojamento, três locais de competições para esportes coletivos (Ginásio Quirão, Colégio Leopoldina e Colégio Irênio), Complexo Esportivo Almir Ribas, anexo ao Quirão e outros locais para os esportes individuais que ainda estão sendo definidos, além do transporte que será disponibilizado pela prefeitura para o deslocamento dos atletas.

As secretarias de Turismo, Educação e Cultura estão mobilizadas juntamente com a SERO para organizar uma programação cultural para os competidores durante os sete dias de jogos.

 

Macrorregional – Os campeões da Fase Regional de Tibagi vão participar da fase Macrorregional, que acontecerá em Castro, de 5 a 9 de julho. As finais serão em Apucarana, de 21 a 29 de julho, para os estudantes de 15 a 17 anos e em Cambé, de 11 a 19 de agosto para os atletas de 12 a 14 anos.