Correio dos Campos

Com 66% da meta cumprida Carambeí se prepara para o Dia D da Vacinação contra a Gripe, neste sábado 13

10 de maio de 2017 às 17:31

Com 66% da meta cumprida, a secretaria Municipal de Saúde – departamento de Epidemiologia se prepara para o Dia D de vacinação contra a gripe que acontece neste sábado, 13 de maio. Todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas  para  atender a população do grupo alvo que são crianças de 6 meses a 5 anos ,trabalhadores de saúde,puérperas, gestantes,idosos e doentes crônicos .

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza A (H1N1), Influenza A(H3N2) e Influenza B iniciada no dia 17 de abril  imunizou em Carambeí 66% da meta que este ano alcança 5021 pessoas. Do público alvo, que  inclui professores da rede pública  e particular  que estão recebendo a imunização nas escolas, a preocupação  se concentra nos grupos de gestantes e crianças de 6 meses a 5 anos.

A enfermeira da secretaria Municipal de Saúde – departamento de Epidemiologia, Gisele de Paula Machado, explica que mesmo  tendo  espaço exclusivo para atendimento dos grupos de gestantes e crianças, disponibilizado no centro Municipal de Saúde, o comparecimento  é  inferior ao esperado . ” É necessário que as gestantes e os pais ou responsáveis pelas crianças de 6 meses a 4 anos tenham  a consciência e responsabilidade  quando a importância da imunização. A gripe Influenza  pode apresentar  complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar e ainda, risco de morte”, alerta a enfermeira.

O dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza A (H1N1), Influenza A(H3N2) e Influenza B, marcado para sábado dia 13, acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 17h. No Centro Municipal de Saúde a vacinação está disponível somente para as crianças de 6 meses a 5 anos e na Unidade Básica Nova Holanda serão atendidos todos os grupos.

A Campanha Nacional de Vacinação vai até o dia 20 de maio.