Correio dos Campos

Prefeitura de Carambeí busca novos convênios habitacionais junto à Cohapar

21 de abril de 2017 às 18:21

Em visita à Curitiba, o prefeito de Carambeí, Osmar Blum (PSD), esteve na Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) nesta quinta-feira (20). Atendido pelo diretor de Programas e Projetos da empresa, Orlando Agulham Junior, o gestor expôs as dúvidas da equipe municipal para enquadrar a cidade nos programas habitacionais oferecidos pelo governo estadual e o governo federal, a pedido dos deputados estaduais Pedro Lupion e Plauto Miró.
Na ocasião, Agulham Junior explicou o funcionamento do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), que beneficia a população agrária fornecendo habitações adequadas, na própria propriedade. O PNHR garante um subsídio financeiro e permite que os trabalhadores rurais, que tenham renda anual até R$ 17 mil, paguem apenas 4% do valor total da edificação, parcelado em quatro anos.
Para a população urbana o chefe de gabinete explicou que existem opções que amparam diversos públicos, tanto famílias que tem condições de pagar por uma porcentagem do imóvel, como famílias que possuem grave privação financeira e precisam que o poder público custeie o valor total do empreendimento.
“Em nome do presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, dispomos nossa equipe para colaboração e para tirar eventuais dúvidas das prefeituras”, fala o diretor da empresa.
Estavam com o prefeito os vereadores João Esmael Penteado e Lourival Iaros e o empresário Getúlio Ramos. O chefe de gabinete e superintendente de Relações Institucionais da Cohapar, João Naime Neto, também acompanhou a reunião.