Correio dos Campos

Como garantir a saúde da pele durante os dias mais frios

Investir em tratamentos diários intercalados com medidas estéticas, pode garantir uma pele mais resistente e saudável
13 de abril de 2024 às 14:00
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – As mudanças de estação podem afetar a nossa pele, deixando-a mais oleosa ou ressecada, dependendo do clima. No outono e no inverno, quando as temperaturas estão mais baixas, é frequente que a pele se torne ressecada, podendo até desenvolver lesões e alergias. Por isso, combinar tratamentos diários com procedimentos estéticos alternados pode ser uma forma de assegurar uma pele mais resiliente e saudável.

Segundo a fisioterapeuta especialista em dermatofuncional, Vilma Pereira Calory, durante o inverno as células se encolhem e prejudicam a proteína filagrina, o que resulta em um aspecto mais ressecado e prejudicial à pele. “Durante o outono e o inverno, o ar frio e seco pode causar ressecamento e irritação na pele, tornando-a áspera e sem brilho. Além disso, a exposição ao vento frio e aos ambientes internos aquecidos pode retirar a umidade natural da pele, levando a problemas como ressecamento, descamação e até mesmo rachaduras”, afirma.

Vilma explica que procedimentos como tratamentos de hidratação profunda, peelings suaves e terapias com laser podem ajudar a revitalizar a pele e combater os efeitos do clima frio. “É importante verificar que o outono e o inverno são épocas ideais para investir em tratamentos estéticos que melhoram a aparência da pele. Isso se deve a menor incidência dos raios solares, que favorecem tratamentos como os que combatem manchas e melasma. É sempre importante lembrar que cuidar da pele durante o outono e o inverno não se resume apenas a aplicar cremes hidratantes, mas também envolve adotar uma rotina de cuidados adequada e ajustar os produtos e tratamentos conforme necessário para enfrentar os desafios específicos dessa temporada, minimizando também os eventuais problemas desencadeados durante o verão”, conta a especialista.

Como manter a pele saudável durante os dias mais frios

Para manter a pele saudável durante os meses mais frios, Otta explica ser importante seguir algumas dicas de cuidados com a pele, como, por exemplo, garantir uma hidratação adequada diariamente. “Utilize diariamente um hidratante rico e nutritivo que contenha ingredientes como ácido hialurônico, ceramidas e glicerina para ajudar a reter a umidade na pele. Além disso, não se esqueça da proteção solar, mesmo nos dias frios. Use um protetor solar de amplo espectro com FPS 30 ou superior todos os dias para proteger a pele dos danos causados pelos raios UV”, afirma.

A limpeza da pele também é um passo importante e que merece atenção nos dias mais frios, já que ela deve ser feita de maneira a evitar um ressecamento ainda maior da pele. “Na hora da limpeza, opte por produtos suaves e sem sabão para evitar o ressecamento. Lave o rosto com água morna e evite banhos muito quentes, que podem remover os óleos naturais da pele. Por fim, a esfoliação regular pode ser benéfica para remover as células mortas da superfície, revelando uma pele mais suave e radiante por baixo. No entanto, evite esfoliantes muito abrasivos, especialmente se sua pele estiver sensível durante os meses mais frios”, conta a especialista.

Tratamentos ideais para o outono e inverno

Microagulhamento com PDRN (Polinucleotídeo)

PDRN é um polinucleotídeo obtido do DNA do salmão, sendo um composto de atividade regenerativa que faz a remodelação celular. Quando aplicado, o tratamento é capaz de beneficiar o tecido, melhorando a síntese de colágeno, diminuindo a inflamação, regenerando os tecidos moles, aumentando a qualidade da pele e retardando o envelhecimento. A aplicação é feita por drug delivery via microagulhamento e pode ser feita na face, no colo, no pescoço, nos braços e no abdômen.

Hidratação facial

Devido ao clima frio, ventos fortes e mudanças bruscas de temperatura, nosso corpo tende a sofrer com a perda de água e nutrientes essenciais. Isso se manifesta através de sinais como pele opaca, descamação (especialmente na região T – testa, nariz e queixo) e textura áspera ao toque. “Para tratar esses sintomas, recomendamos a hidratação facial. Essa técnica aplicada no rosto, pescoço e colo proporciona relaxamento da musculatura e alívio do estresse por meio de massagem. Utilizando produtos com ativos hidratantes e tonificantes ricos em vitaminas, essa técnica potencializa e acelera a regeneração celular. Esses produtos também atuam aumentando a síntese de colágeno, promovendo firmeza e elasticidade à pele”, explica.

Peeling ultrassônico

Outro tratamento bastante procurado é o peeling ultrassônico, especialmente durante o inverno. Este procedimento estimula a renovação celular, auxiliando no tratamento de manchas como o melasma, além de ser eficaz para peles acneicas e cicatrizes de acne. “O peeling ultrassônico é realizado por uma espátula de aço inoxidável que emite vibrações intensas, capazes de atingir as camadas mais profundas da pele sem causar efeitos colaterais significativos. Essas vibrações sonoras de alta frequência proporcionam um estímulo intenso, promovendo a limpeza da pele e ativando a microcirculação. Além disso, estimula a síntese de colágeno e elastina, favorecendo o rejuvenescimento e o clareamento progressivo das manchas”, afirma.

Led Terapia

A Led Terapia é uma técnica não invasiva que utiliza luzes de diferentes cores para tratar uma variedade de condições de pele e cabelo. Esta abordagem terapêutica envolve a emissão de luzes com comprimentos de onda específicos que penetram nas camadas da pele, desencadeando diversas reações bioquímicas. “A fototerapia LED é um tratamento que emprega luzes terapêuticas para tratar acne, clarear manchas, rejuvenescer a pele, lidar com a calvície, entre outros objetivos. Esse tratamento visa estimular o metabolismo celular, induzindo uma reação fotoquímica através da penetração da luz nos tecidos superficiais e profundos”, explica Vilma.

Microdermoabrasão

A Microdermoabrasão é um procedimento estético não invasivo que visa melhorar a textura e o aspecto da pele por meio da remoção das camadas superficiais de células mortas e impurezas. Utilizando um aparelho que emite jatos de cristais microscópicos ou uma ponteira diamantada, a Microdermoabrasão esfolia suavemente a pele, promovendo a renovação celular e estimulando a produção de colágeno e elastina. “Este procedimento é rápido, indolor e não requer tempo de recuperação significativo, sendo eficaz no tratamento de acne, rugas finas, manchas e poros dilatados, entre outras condições dermatológicas. É importante consultar um profissional qualificado antes de realizar o procedimento para garantir sua adequação ao tipo de pele e às condições específicas do paciente”, finaliza.