Correio dos Campos

O papel da Psicologia no tratamento da Diabetes

5 de março de 2024 às 09:15
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O papel do profissional da Psicologia no tratamento da Diabetes foi tema de capacitação interna no Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) na última semana. “A questão chave do treinamento foi expor o por quê de ter este profissional na equipe que atua na Linha de Atenção à Saúde, sendo que a doença é fisiológica”, explicou o psicólogo, Jean Pierre de Lima.

Conforme o profissional, a doença, que implica em cuidados incessantes para seus pacientes, traz estado de alerta constante, por isto acaba afetando no estado emocional. “O desequilíbrio emocional acaba por afetar o sistema hormonal dos pacientes, trazendo consequências tanto no tratamento, quanto na patologia em si”, esclarece o especialista, lembrando que a investigação aponta consistentemente para a existência de uma prevalência de depressão e da ansiedade, bem como de outras perturbações psiquiátricas, na população com diabetes do que na população em geral. “Os resultados sugerem que seja de duas a quatro vezes mais elevada a incidência do que na população saudável”, aponta.

Quanto ao dia a dia dos pacientes, o estresse interrompe as rotinas comportamentais. “Isso impede o gerenciamento da doença, prejudicando a alimentação, reduzindo a quantidade de exercício ou impedindo que o sujeito tome a medicação, por exemplo”, enumera Lima. Além disso, o profissional aponta que o desequilíbrio libera hormônios, e consequentemente, aumenta os níveis de glicose, questão essa que deveria ser evitada no tratamento.

Para evitar o desequilíbrio e suas consequências, a Linha de Cuidado à Saúde, conta, além do médico cardiologista, endocrinologista, nutricionista e enfermeiro, com o Psicólogo. “É muito importante o paciente manter-se em estado de alerta quanto ao nível de estresse”, avalia, contando que programas de treinamento, desenvolvimento ou psicoterapias que estimulem o uso de estratégias eficazes de controle da situação estressora fazem parte do tratamento.

O estado emocional e o diabetes foi um dos temas que vêm sendo tratados durante as qualificações propostas pelo CimSaúde “Os encontros educação continuada faz com que o aperfeiçoamento e alinhamento das condutas sejam positivas e agreguem um cuidado melhor ao paciente”, finaliza o psicólogo.