Correio dos Campos

Semana do Compliance: Capal expande programação e mobiliza colaboradores, fornecedores e cooperados

19 de dezembro de 2023 às 15:13
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Capal Cooperativa Agroindustrial promoveu nos últimos dias a 2ª edição da Semana do Compliance, iniciativa que reuniu mais de mil participantes, entre colaboradores, fornecedores terceirizados e produtores associados. O evento, que foi estendido para 9 dias neste ano, teve o objetivo repassar as orientações sobre o papel e comportamento dos funcionários, além de sanar dúvidas sobre os regulamentos internos da cooperativa.

A novidade deste ano foi a visita às unidades de negócios da Capal. Ao todo, 17 filiais da cooperativa no Paraná e São Paulo receberam o “Compliance em Ação”, um estande montado com banner e materiais de divulgação esclarecendo dúvidas sobre políticas internas, condutas dos colaboradores, canais de denúncia e outros temas relevantes.

De acordo com Vanessa Baniski, coordenadora de Auditoria, Riscos e Compliance, a proposta mais informal e com atividades interativas atraiu o público. “É um modelo diferente porque rompe com a formalidade e leva as informações até as pessoas. Ficamos muito satisfeitos que esse tipo de abordagem aumentou a participação, porque atendemos inclusive cooperados e pessoas que prestam serviço para a cooperativa”, destaca.

Durante a semana, todas as palestras realizadas presencialmente na matriz em Arapoti/PR tiveram transmissão simultâneas para as outras unidades, como forma de impactar o máximo de colaboradores da Capal. Na ocasião, foram apresentados os Códigos de Conduta direcionados aos fornecedores e profissionais de compras, documentos elaborados pelo departamento de Compliance da cooperativa.

Ambos os manuais assumem o objetivo de nortear os profissionais envolvidos sobre os princípios éticos que governam a relação entre a cooperativa e o mercado fornecedor de produtos e serviços, delimitando as responsabilidades e posturas que devem ser adotadas, garantindo, desta forma, o desenvolvimento exemplar e sustentável das atividades de negociação.

A programação da Semana do Compliance ainda contemplou o Encontro dos Embaixadores de Compliance, que elegeu 68 colaboradores internos à frente da pauta ESG, workshop para todos os líderes abordando temas sensíveis com o intuito de reforçar os valores e princípios da cooperativa, e duas interações lúdicas em formato de gincana e game, com perguntas/respostas e premiação para a equipe vencedora.

Na avaliação da coordenadora de Compliance, o evento foi produtivo e superou as expectativas. “Foi um projeto maior e dedicamos mais tempo para as outras unidades, recebíamos os feedbacks positivos na hora e o mais bacana é que todos se sentiram parte do programa. Essa foi a maior lição que tivemos em 2023: compliance não é só para o colaborador, mas para todos os públicos que têm qualquer tipo de relacionamento com a cooperativa, afinal, abordamos temas muito importantes que devem evoluir em todas as organizações”, finaliza Vanessa.