Secretaria da Saúde declara fim da epidemia de H3N2 no Paraná

Com redução dos casos, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) suspendeu, nesta quarta-feira (30), a situação de epidemia da H3N2, considerada um tipo do vírus Influenza A, declarada em janeiro deste ano.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, houve um grande número de aglomerações no final de 2021 e, com isso, a transmissão do vírus se intensificou.
“Foi uma epidemia junto com a pandemia, o alerta foi inevitável para conter a transmissão. Com a diminuição dos casos e a chegada da nova vacina da gripe, que combate o vírus, o cenário tende a melhorar”, afirmou.
Quando foi decretada a epidemia sazonal, o estado registrava 832 casos e 12 mortes – número maior do que o habitual para a época do ano, já que era verão. Dos 399 municípios, 144 tinham, pelo menos, um caso da doença.
Situação da doença no estado
Na terça-feira (29), a Sesa confirmou mais três óbitos e 11 novos casos de H3N2. Com isso, o Paraná soma 2.123 casos e 118 mortes pela doença. Os diagnósticos estão sendo monitorados e contabilizados desde dezembro do ano passado.
Os novos óbitos foram registrados em Cascavel, Curitiba e Londrina. Tratam-se de dois homens de 87 e 92 anos e uma mulher de 79 anos.
Os pacientes estavam internados, possuíam comorbidades e não tomaram a vacina contra a Influenza no ano passado, segundo a Sesa. Os dados foram coletados por meio do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).
Campanha Nacional de Vacinação
A 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza ocorre de 4 de abril a 3 de junho de 2022. O “dia D” de mobilização social será em 30 de abril.
A partir do “dia D”, a vacinação das crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) passará a ser contemplada.
A nova versão da vacina da influenza, que será distribuída, é trivalente, composta pelos vírus H1N1, H3N2 (Darwin) e a cepa B, e é produzida pelo Instituto Butantan.
“As vacinas já estão chegando aos municípios para o início da campanha, na próxima segunda-feira (4). Idosos e profissionais de saúde serão os primeiros e depois vamos continuar com os grupos prioritários”, disse Beto Preto.
Epidemia
A transmissão dos vírus da Influenza ocorre com maior frequência durante os meses mais frios, no outono e inverno, podendo ter circulação em outras épocas do ano, devido às diferenças geográficas e climáticas.
De acordo com o Ministério da Saúde, o termo “epidemia” é utilizado quando ocorre um aumento no número de casos de uma doença em uma larga área geográfica.
Fonte: G1