Correio dos Campos

Acadêmicos de Jornalismo da UniSecal são selecionados em projeto do Instituto GRPCOM

29 de novembro de 2018 às 13:46
(Divulgação/UniSecal)

COM ASSESSORIAS – Os acadêmicos da graduação de Jornalismo da UniSecal, Daniele Ribeiro, Gabriel Fornazari, Gabriel Ipólito e Mariana Soek, juntamente com duas estudantes de instituições da cidade, foram os selecionados, em Ponta Grossa, no ‘Adote uma Causa’, projeto realizado pelo Instituto GRPCOM em parceria com os veículos de comunicação: Rede Paranaense de Comunicação (RPC), Gazeta do Povo, Tribuna do Paraná e rádios 98FM e Mundo Livre FM. Os(as) alunos(as) concorreram com outras quatro equipes e foram escolhidos(as) como a melhor campanha publicitária do projeto.

Com o objetivo de contribuir para a formação de futuros profissionais e para o desenvolvimento de causas relevantes da sociedade, o ‘Adote uma Causa’ teve várias etapas no processo de aprendizagem dos acadêmicos, como oficinas e palestras, com empresários, jornalistas e publicitários. Além disso, houve atividades a distância, visitas técnicas e, a última fase, a produção de uma campanha publicitária.

Apresentações no início de novembro

No último dia 6 de novembro, na RPC TV de Ponta Grossa, os 30 participantes do projeto ‘Adote uma Causa’ realizaram as apresentações de suas campanhas publicitárias. Os temas pré-estabelecidos foram desde crianças até animais de rua. O grupo vencedor, que conta com alunos de Jornalismo da UniSecal, ficou responsável pela causa ‘idosos’.

Segundo a acadêmica Daniele Ribeiro, durante a exposição do projeto, ela e seu grupo apresentaram um modelo de banner, roteiro de vídeo, programas em que a campanha publicitária poderia aparecer, escolhas que eles tomaram no decorrer do ‘Adote uma Causa’, entre outros assuntos ligados ao projeto que desenvolveram. Após a apresentação, os alunos foram avaliados por profissionais da RPC e de agências de marketing.

Campanha vai para a televisão

A partir do ano de 2019, a campanha publicitária dos acadêmicos será veiculada nos veículos de comunicação parceiros do ‘Adote uma Causa’. Em razão disso, os estudantes se reunirão com toda a equipe e produtora para colocar em prática o projeto. Para a acadêmica do 4º período, Daniele Ribeiro, ser selecionada como equipe vencedora é uma sensação de dever cumprido. “Nós nos dedicamos e fizemos com o melhor que tínhamos. Saber que nossa campanha será produzida e veiculada na televisão é uma alegria imensa”, explica a discente.

Já para a aluna do 6º período de Jornalismo, Mariana Soek, a experiência vivida no ‘Adote uma Causa’ será de grande relevância em sua vida. “Foi uma atividade incrível. Em cada aula tínhamos contato com pessoas com grandes experiências profissionais e que falaram com tanta propriedade e didática. Cada ensinamento passado por eles será lembrado durante a nossa carreira. Além do mais, trabalhar com causas tão relevantes nos fez crescer e ter empatia, logo, nos tornando pessoas e profissionais melhores”, exalta a estudante.

Cursos e cidades participantes

O ‘Adote uma Causa’ foi voltado para alunos, a partir do 2º período, das seguintes graduações: Comunicação Institucional, Design, Jornalismo, Marketing, Produção Audiovisual, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.

O ‘Adote uma Causa’ também foi realizado nas cidades de Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Umuarama.

O Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) foi a IES da cidade de Ponta Grossa com mais acadêmicos participando do projeto, totalizando 12 alunos da graduação de Jornalismo.